As Normas Nacionais e Internacionais Sobre Imigração na América do Sul e Sua Repercussão nos Fluxos Migratórios Regionais

Conteúdo do artigo principal

Vanessa Oliveira Batista
Carolina Genovez Parreira

Resumo

O aumento na intensidade dos fluxos migratórios humanos pode ser observado desde o advento da modernidade, e cada vez mais pessoas procuram melhores condições de vida em outros países quando seu bem-estar se encontra ameaçado. No caso do subcontinente sul-americano cada vez mais tem crescido a imigração dentro da região e a tendência dos países de destino é de adotar medidas cada vez mais restritivas para impedir a entrada desses imigrantes, contrariando os catálogos normativos dos direitos humanos. O presente trabalho visa a analisar a situação migratória dos países nessa região e a investigar as legislações vigentes sobre o assunto.

DOI:10.5585/rdb.v5i3.112

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
BATISTA, Vanessa Oliveira; PARREIRA, Carolina Genovez. As Normas Nacionais e Internacionais Sobre Imigração na América do Sul e Sua Repercussão nos Fluxos Migratórios Regionais. Revista de Direito Brasileira, Florianopolis, Brasil, v. 5, n. 3, p. 375–394, 2013. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2013.v5i3.2736. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/2736. Acesso em: 19 nov. 2024.
Seção
DIREITO DAS MINORIAS
Biografia do Autor

Vanessa Oliveira Batista, UFRJ.

Professora Associada da Faculdade Nacional de Direito. Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRJ. Pesquisadora do CNPq. Coordenadora do Laboratório de Direitos Humanos da UFRJ.

Carolina Genovez Parreira, UFRJ.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRJ. Graduada em Direito. Pesquisadora do Laboratório de Direitos Humanos da UFRJ.