O Novo Código de Processo Civil e a Constituição de 1988: O Começo de Uma Nova Hermeneutica

Conteúdo do artigo principal

Bruno Ceren Lima
Lucas Emanuel Ricci Dantas

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo, iniciar uma discussão sobre o novo código de processo civil e as possíveis mudanças que com ele acontecera na pratica jurídica, entendendo que tais mudanças servem para efetivar a cidadania no Brasil e dar maior credibilidade a justiça, nesse diapasão estuda-se a emancipação que deve ocorrer na sociedade em relação aos direitos sociais e individuais de cada cidadão, garantindo a efetividade dos princípios constitucionais do atual estado democrático de direito. Para tal estudo foi utilizado uma metodologia descritiva-bibliográfica, na qual buscou-se o melhor entendimento da aplicação constitucional dentro do processo civil. Visando a efetividade da celeridade e da eficiência bem como os demais princípios administrativos contidos no artigo 37 da Constituição Federal.

DOI:10.5585/rdb.v6i3.122

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
LIMA, Bruno Ceren; DANTAS, Lucas Emanuel Ricci. O Novo Código de Processo Civil e a Constituição de 1988: O Começo de Uma Nova Hermeneutica. Revista de Direito Brasileira, Florianopolis, Brasil, v. 6, n. 3, p. 180–194, 2013. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2013.v6i3.2746. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/2746. Acesso em: 25 dez. 2024.
Seção
JUSTIÇA CONSTITUCIONAL
Biografia do Autor

Bruno Ceren Lima, Centro Universitário Eurípides de Marília/SP.

Advogado, Pós graduado em direito processual civil pela UEL/Londtrina, Mestrando em Teoria Geral do Direito e do Estado no Centro Universitário Eurípides de Marília/SP.

Lucas Emanuel Ricci Dantas, Centro Universitário Eurípides de Marília/SP.

Advogado, Bolsista CAPES no Programa de Mestrado em Teoria Geral do Direito e do Estado no Centro Universitário Eurípides de Marília/SP.