O Poder Judiciário Entre Eficácia e Eficiência

Conteúdo do artigo principal

Fernanda Estevão Picorelli

Resumo

A jurisdição, tradicionalmente conectada à prestação outorgada à sociedade pelo braço Judiciário do Estado, vem exigindo profunda atualização em seu significado, dado que sua acepção corrente, atrelada à singela aplicação da lei aos fatos da lide, hoje está defasada e é insuficiente, cedendo espaço à concepção de que o direito há de se ter como realizado quando um conflito é prevenido ou solucionado de modo eficaz e eficiente. Este desiderato pode ser alcançado por meio da Justiça oficial, desde que haja uma mudança de paradigmas e seja adotada uma política judiciária que seja fulcrada na gestão da qualidade. Colima-se que esta traga como signos positivos não só a aplicação das modernas técnicas de gestão, mas também a abertura a outros ramos do saber, a participação de novos atores sociais no processo de formulação das escolhas públicas, por meio da governança pública, e o contínuo fomento à cultura da adoção dos meios complementares de acesso à justiça.

DOI:10.5585/rdb.v6i3.130

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
PICORELLI, Fernanda Estevão. O Poder Judiciário Entre Eficácia e Eficiência. Revista de Direito Brasileira, Florianopolis, Brasil, v. 6, n. 3, p. 337–358, 2013. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2013.v6i3.2754. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/2754. Acesso em: 25 dez. 2024.
Seção
PODER JUDICIÁRIO
Biografia do Autor

Fernanda Estevão Picorelli, UNESA.

Mestre em Direito Público e Evolução Social pela UNESA; especialista em Administração do Poder Judiciário (MBA) pela FGV/Rio; especialista em Direito Civil pela UNESA; Analista Judiciário da Justiça Federal do Rio de Janeiro desde 1993, tendo exercido diversas funções de Direção, supervisão e assessoramento.