Tráfico Humano e Desarranjos na Proteção dos Direitos Humanos: Confusões Conceituais Entre Tráfico de Pessoas e Contrabando de Pessoas

Conteúdo do artigo principal

Waldimeiry Corrêa da Silva

Resumo

No presente artigo buscamos realizar uma análise dos Direitos Humanos relacionados ao Tráfico de humano através dos conceitos do Tráfico de Pessoas (TP), e do contrabando de imigrantes. Objetivamos examinar as confusões conceituais dentro dos fluxos migratórios e as tensões para os direitos humanos derivadas da falta de clareza conceitual entre o TP e o contrabando de imigrantes. De um lado temos uma violação massiva de Direitos Humanos – que ocorre no processo do TP inseridos nos processos migratórios-. De outro, uma infração administrativa contra o Estado que ocorre no contrabando de imigrantes. Aproveitado do “vazio” deixado pela globalização, o crime transnacional organizado busca sacar benefícios financeiros das correntes migratórias, de modo que ocorre uma violação sistemática dos direitos humanos das vítimas do Tráfico de seres humanos.

DOI:10.5585/rdb.v7i4.179

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, Waldimeiry Corrêa da. Tráfico Humano e Desarranjos na Proteção dos Direitos Humanos: Confusões Conceituais Entre Tráfico de Pessoas e Contrabando de Pessoas. Revista de Direito Brasileira, Florianopolis, Brasil, v. 7, n. 4, p. 225–241, 2014. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2014.v7i4.2792. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/2792. Acesso em: 4 dez. 2024.
Seção
JUSTIÇA CONSTITUCIONAL
Biografia do Autor

Waldimeiry Corrêa da Silva, Universidade Tiradentes/SE.

Doutora em Direito Internacional Público e Relações Internacionais pela Universidade de Sevilla. Professora do Programa de pós-graduação em Direito (Mestrado em Direitos Humanos) da Universidade Tiradentes/SE.