DESVELANDO PLATÃO E ARISTÓTELES NO PENSAMENTO DE DWORKIN

Conteúdo do artigo principal

Ibraim José das Mercês Rocha

Resumo

 

O texto apresenta uma leitura que encontra pontos de encontro entre a obra de Ronald Dworkin e a obra de Platão e Aristóteles. Permitindo uma melhor leitura de Dworkin como um caminho para a efetividade dos Direitos Fundamentais, mediante uma prática interpretativa mais consistente, segundo um caminhar filosófico-jurídico, para a plena realização dos Direitos Humanos, Isto permite: 1- Construir o conteúdo substancial para além da leitura do texto constitucional, reconhecendo-se o Direito como a prática interpretativa mais competente para trazer objetividade as escolhas éticas da humanidade; 2- Adotar uma atitude filosófica frente aos conflitos normativos, identificando os princípios jurídicos que permitem encontrar a verdade, na formulação da resposta certa, afastando toda a forma de ceticismo;3- Construir um método de análise interpretativa comprometido com os valores éticos da comunidade personificada no Estado, para realizar os princípios adotados pela comunidade, como recurso para explicitar a coerência do todo, segundo o ideal de justiça da comunidade. 4 – Enfatizar a função do Poder Judiciário, exige que se indique os critérios racionais que limitam a discricionariedade judicial, e que se legitima quando protege os direitos fundamentais da comunidade, segundo um modelo de justiça distributiva.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
ROCHA, Ibraim José das Mercês. DESVELANDO PLATÃO E ARISTÓTELES NO PENSAMENTO DE DWORKIN. Revista de Direito Brasileira, Florianopolis, Brasil, v. 22, n. 9, p. 294–317, 2019. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2019.v22i9.4508. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/4508. Acesso em: 18 nov. 2024.
Seção
PARTE GERAL
Biografia do Autor

Ibraim José das Mercês Rocha, PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DO PARÁ

PROCUADOR DO ESTADO DO PARÁ, PROFESSOR DE DIREITO

Referências

ARISTÓTELES. Metafísica. Tradução Vinzenzo Cocco e notas de Joaquim de Carvalho. São Paulo: Abril Cutural, 1979. Livro II.(Coleção os Pensadores).

__________. Sobre a alma. Tradução Ana Maria Lóio. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

__________. Órganon. Tradução Edson Bini. 2. ed. Bauru: Edipro, 2010.

__________. Ética a Nicômaco. Tradução Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Coleção Os Pensadores, v. 2).

__________. A Política. Tradução Nestor Silveira Chaves. 2. ed. Bauru: Edipro, 2009.

__________. Ética a Eudemo. Tradução Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2015.

ATIENZA, Manuel. El sentido del derecho. Barcelona: Ariel, 2004.

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. 19 reimp. Rio de Janeiro: Campus. 1992.

__________. Teoria do ordenamento jurídico. Brasília: Ed. UnB, 1995.

__________. Estudos sobre Hegel: Direito, sociedade civil, Estado. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.

BRITTO, Carlos Ayres. O Humanismo como categoria constitucional. Belo Horizonte: Forum, 2007.

DWORKIN, Ronald. O Império do Direito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

__________. Law’s empire. Cambridge: Harvard University Press, 1986.

__________. A Matter of principle. 9. ed. Cambridge: Harvard University Press, 2000.

__________. Justice for hedgehogs. Cambridge: Belknap of Harvard University, 2011.

__________. Sovereign virtue: the theory and practice of equality. Cambridge: Harvaard University Press, 2002.

__________. Is Democracy possible here? principles for a new political debate. Princeton: Princeton University Press, 2008.

__________. Life’s dominion: an argument about abortion, euthanasia, and individual freedom. New York: Vintage Books,1994.

ENGELS, Friedrich; KAUTSKY, Karl. O Socialismo jurídico. Tradução Livia Cotrim e Márcio Bilharino Naves. São Paulo: BoiTempo, 2012.

GADAMER, Hans-Georg. A idéia do bem entre Platão e Aristóteles. Tradução Tito Lívio Cruz Romano. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

__________. Verdade e Método I. Tradução Flávio Paulo Meurer. 14. ed. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2014.

HART, Herbert. L. A. O Conceito de Direito. Tradução A. Ribeiro Mendes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 1994.

MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. Tradução Mauricio Santana Dias. São Paulo: Penguin Classics; Companhia das Letras, 2010.

NUNES, Benedito. A superação da Filosofia In O Dorso do Tigre. São Paulo: Ed 34, 2009.

PLATÃO. Fedro. Texto grego John Burnet. Tradução Carlos Alberto Nunes. 3. ed. Belém: Edufpa, 2011b.

_________A República. 3. ed. Tradução Carlos Alberto Nunes. Belém: Edufpa, 2000. (Diálogos)

_________. Teeteto – Crátilo. 3. ed. Tradução Carlos Alberto Nunes, Belém: Edufpa, 2001a. (Diálogos).

_________ Cármides - Lísis. Texto grego John Burnet. Tradução Carlos Alberto Nunes. 3. ed. Belém: Edufpa, 2015c. (Diálogos).

_________ Primeiro Alcebiades – Segundo Alcebíades. Texto grego John Burnet. Tradução Carlos Alberto Nunes. 3. ed. Belém: Edufpa, 2015d. (Diálogos).

_________. Parmênides – Filebo. Tradução Carlos Alberto Nunes. Belém: Edufpa, 1974. (Diálogos, v. 8).

__________. Timeu, Crítias, O Segundo Alcebíades, Hipias Menor. 3. ed. Tradução Carlos Alberto Nunes. Belém: Edufpa, 2001b. (Diálogos).

SOFOCLES. As Traquínias.Tradução Flávio Ribeiro de Oliveira. Campinas: Editora Unicamp. 2009.

SUSTEIN, Cass. R. Why Nudge? The Politics of Libertarian Paternalism.New Haven: Yale University Press. 2014.

VERBICARO, Loiane Prado. Judiicialização da Politica, Ativismo e Discricionariedade