O PROCESSO CONSTITUCIONAL E O DEVIDO PROCESSO LEGAL COMO FUNDAMENTO DA LEGITIMIDADE DEMOCRÁTICA DOS ATOS LEGISLATIVOS E JURISDICIONAIS

Conteúdo do artigo principal

Jamile Bergamaschine Mata Diz
Reginaldo Gonçalves Gomes
Carlos Alberto Simoes de Tomáz

Resumo

A partir de uma abordagem lógico-dedutiva e tendo como referencial o historicismo político-jurídico de Nicola Matteucci, o artigo alavanca a legitimidade dos atos legislativos e jurisdicionais a partir de uma conformação não apenas formal, mas principalmente material, do processo constitucional e do devido processo legal, que para além da motivação exclusivamente patrimonial que lhes impregnou a origem na experiência constitucional inglesa, encontram-se alçados a pavimentar o caminho da experiência democrática em defesa da efetividade dos direitos fundamentais, circunstância que resulta no fortalecimento do devido processo legal.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DIZ, Jamile Bergamaschine Mata; GONÇALVES GOMES, Reginaldo; SIMOES DE TOMÁZ, Carlos Alberto. O PROCESSO CONSTITUCIONAL E O DEVIDO PROCESSO LEGAL COMO FUNDAMENTO DA LEGITIMIDADE DEMOCRÁTICA DOS ATOS LEGISLATIVOS E JURISDICIONAIS. Revista de Direito Brasileira, Florianopolis, Brasil, v. 31, n. 12, p. 48–69, 2022. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2022.v31i12.7510. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/7510. Acesso em: 19 jan. 2025.
Seção
PARTE GERAL

Referências

ALDER, John. Constitutional and administrative Law, 7th edition. UK: Palgrave Macmillan law masters, 2009.

ANDOLINA, Ítalo Augusto. O papel do processo na atuação do ordenamento constitucional e transacional. In: Revista de processo. São Paulo: RT, vol. 87, jul./set. 1997.

BARROS, Flaviane de Magalhães. O modelo constitucional de processo e o processo penal: a necessidade de uma interpretação das reformas do processo penal a partir da constituição. In: MACHADO, Felipe Daniel Amorim; CATTONI DE OLIVEIRA, Marcelo Andrade (Coords.). Constituição e processo: a contribuição do processo ao constitucionalismo brasileiro. Belo Horizonte: Del Rey, 2009.

BONAVIDES, Paulo. Do Estado Liberal ao Estado Social. Belo Horizonte: Del Rey, 1993.

BRÊTAS, Ronaldo de Carvalho Dias. Processo Constitucional e Estado Democrático de Direito. Belo Horizonte: Del Rey, 2010.

BRÊTAS, Ronaldo de Carvalho Dias. Processo Constitucional e Estado Democrático de Direito. Belo Horizonte: Del Rey, 2015.

BRÊTAS, Ronaldo de Carvalho Dias et alii. Estudo sistemático do NCPC, com alterações introduzidas pela lei n. 13.256, de 4/2/2016. Belo Horizonte: D’Plácido, 2016.

BRÊTAS, Ronaldo de Carvalho Dias. Legitimidade dos atos jurisdicionais no Estado Democrático de Direito. Belo Horizonte: VirtuaJus. v.13 - n.1, 1º sem. 2017.

CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito Constitucional. 5ª ed. Coimbra: Almedina, 1992.

CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. Coimbra: Almedina, 2000.

CATTONI DE OLIVEIRA. Marcelo Andrade. Devido processo legislativo. Uma justificação democrática do controle jurisdicional de constitucionalidade das leis e do processo legislativo. Belo Horizonte: Fórum, 2016.

CROSSMAN, R. H. S. Biografia do Estado Moderno. São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas, 1980.

FAZZALARI, Elio. Instituições de Direito Processual. Campinas: Bookseller, 2006.

GONÇALVES, Aroldo Plínio. Técnica processual e teoria do processo. Rio de Janeiro: AIDE, 2001.

KELSEN, Hans. Teoria Pura do Direito. Coimbra: Armênio Amado Editor, 1979.

KELSEN, Hans. Teoria Geral do Direito e do Estado. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

LEAL, André Cordeiro. O contraditório e a fundamentação das decisões no direito processual democrático. Belo Horizonte: Mandamentos, 2002.

LEAL, Rosemiro Pereira. Teoria Processual da Decisão Jurídica. São Paulo: Landy, 2002.

LEAL, Rosemiro Pereira. Modelos processuais e Constituição Democrática. In: MACHADO, Felipe Daniel Amorim. CATTONI DE OLIVEIRA, Marcelo Andrade. (Coords.). Constituição e processo: a contribuição do processo ao constitucionalismo brasileiro. Belo Horizonte: Del Rey, 2009.

LEAL, Rosemiro Pereira. Processo como teoria da lei democrática. Belo Horizonte: Fórum, 2010.

LEAL, Rosemiro Pereira. Teoria geral do processo: primeiros estudos. Rio de Janeiro: Forense, 2014.

LEAL, Rosemiro Pereira. A teoria neoinstitucionalista do processo: uma trajetória conjectural. Belo Horizonte: Arraes, 2013.

LEAL, Rosemiro Pereira. Teoria Geral do Processo: primeiros estudos. 13ª edição revista, atualizada e aumentada com remissões ao NCPC/2015. Belo Horizonte: Fórum, 2016.

LEAL, Rosemiro Pereira. Processo como teoria da lei democrática. Belo Horizonte: Fórum, 2017.

LOCKE, John. Segundo Tratado Sobre o Governo. São Paulo: Martin Claret, 2004.

MAGNA CHARTA LIBERTATUM. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direiots/anthist/magna.htm.

MARINONI, Luiz Guilherme. Teoria Geral do Processo. São Paulo: Editora dos Tribunais, 2007.

MATTEUCCI, Nicola. Organización del Poder e Libertad. História del Constitucionalismo Moderno. Madri: Trotta, 1998.

MONTESQUIEU, Charles de Secondat, Baron de. Do Espírito das Leis. São Paulo: Martins Claret, 2003.

NUNES, Dierle José Coelho. Processo jurisdicional democrático. Curitiba: Juruá, 2012.

ORTH, John V. Due Process of Law: A brief history. USA: University Press of Kansas, 1984.

PÊPE, Albano Marcos Bastos. Kant e a Modernidade Jurídica: razão e liberdade. In: Constituição, Sistemas Sociais e Hermenêutica. Anuário do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, 2005, vol. 2. COPETTI, André; ROCHA, Leonel Severo; e STRECK, Lenio Luiz (Orgs.). Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006.

STRECK, Lenio Luiz. Verdade e Consenso: Constituição, hermenêutica e teorias discursivas. São Paulo: Saraiva, 2011.

STRECK, Lenio Luiz. Jurisdição constitucional e decisão jurídica. São Paulo: RT, 2013

USA. Constitution of the United States of America. 5th Amendment. Cornell Law School. Legal Information Institute. https://www.law.cornell.edu/constitution/fifth_amendment