VIDA BOA E BEM COMUM UMA RESENHA A MICHAEL SANDEL

Conteúdo do artigo principal

Luis Fernando Barzotto

Resumo

         O presente texto é uma resenha de quatro obras de Michael Sandel: Contra a perfeição, O que o dinheiro não compra, Justiça e A tirania do mérito.

         Cada uma das obras será apresentada e avaliada a partir da tematização do pensamento de Sandel como uma recuperação da visão aristotélica de vida boa (ética) e bem comum (política). As questões enfrentadas pelo autor serão contrastadas com os argumentos de seus opositores, liberais, libertários e utilitaristas, de modo a realçar o vigor e a originalidade do seu esforço teórico de pensar os dilemas ético-políticos contemporâneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
BARZOTTO, Luis Fernando. VIDA BOA E BEM COMUM UMA RESENHA A MICHAEL SANDEL. Revista de Direito Brasileira, Florianopolis, Brasil, v. 30, n. 11, p. 531–558, 2022. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2021.v30i11.7762. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/7762. Acesso em: 20 dez. 2024.
Seção
RESENHAS
Biografia do Autor

Luis Fernando Barzotto

Possui doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (1998) e graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993). Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGDir./UFRGS com ênfase na área de Filosofia do Direito. Seus temas de interesse atuais são: filosofia prática (filosofia do direito, filosofia política, filosofia moral, filosofia da economia), abordando as conexões empíricas e conceituais entre as várias dimensões da praxis humana (direito, política, moral, economia)