A NOVA SOCIABILIDADE NO ÂMBITO DA POLÍTICA JUDICIÁRIA NACIONAL DE TRATAMENTO ADEQUADO DE CONFLITOS DE INTERESSES

Conteúdo do artigo principal

Marinina Gruska Benevides
Juliana Porto Sales

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar como as transformações ocorridas nos últimos anos não apenas criaram um ambiente propício à judicialização, visto que afetaram as relações sociais, tornando-as mais frágeis, fluidas e complexas, como também contribuíram para o fortalecimento de uma política voltada ao tratamento dos conflitos daí decorrentes. Assim, sem perder de vista que a existência desses últimos faz parte de todas as sociedades, as autoras, ancoradas em pesquisa bibliográfica e documental, demonstram que as querelas estão se acentuado sobretudo porque a lógica de consumo está convertendo as relações sociais em mercadorias. Nesse cenário, a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado de conflitos se destaca ao fomentar a passagem da cultura da sentença para a cultura da paz e ao colocar o Judiciário como protagonista de um sistema multiportas de solução de disputas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
GRUSKA BENEVIDES, Marinina; PORTO SALES, Juliana. A NOVA SOCIABILIDADE NO ÂMBITO DA POLÍTICA JUDICIÁRIA NACIONAL DE TRATAMENTO ADEQUADO DE CONFLITOS DE INTERESSES. Revista de Direito Brasileira, Florianopolis, Brasil, v. 36, n. 13, p. 281–295, 2024. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2023.v36i13.8063. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/8063. Acesso em: 19 jan. 2025.
Seção
PARTE GERAL
Biografia do Autor

Marinina Gruska Benevides, Universidade Estadual do Ceará(Uece)/Professora Titular

Advogada (OAB-CE 27553), Psicóloga (CRP-11/538), Pós-Doutora em Democracia e Direitos Humanos (IGC/Universidade de Coimbra-Portugal), Pós-doutoranda em Antropologia e Sociologia (PUC-SP), Doutora em Sociologia (UFC), Mestra em Sociologia (UFC), Especialista em Recursos Humanos (USP), Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho (CRP), Especialista em Abordagem Sistêmica da Família (UNIFOR) e Especialista em Medicina Tradicional Chinesa (UECE), Bacharel em Psicologia (UNIFOR), Bacharel em Direito (UNIFOR). Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará, atuando no Doutorado em Políticas Públicas, no Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas e no Curso de Ciências Sociais, o qual coordenou de 2007 a 2009. Funcionária aposentada do Banco do Brasil S.A., onde exerceu atividades de gestão em recursos humanos e atuou como psicóloga organizacional, orientadora profissional e educadora coorporativa. Tem experiências e pesquisas nas áreas de Políticas Públicas, Direitos Humanos e Ambiental, Psicologia das Organizações e do Trabalho, Sociologia do Trabalho e das Empesas, Psicologia Social, Sociologia da Família.

Juliana Porto Sales, Tribunal de Justiça do Estado do Ceará/Juíza de Direito

Juíza de Direito no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará desde julho de 2013; Foi Defensora Pública do Estado de Alagoas de 2011 a 2013. Mestra em Planejamento e Políticas Públicas desde setembro de 2021.