A ARTE POPULAR COMO MOVIMENTO SOCIAL: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE O GÊNERO MUSICAL FEMINEJO E OS FEMINISMOS

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Germano André Doederlein Schwartz
Vanessa Chiari Gonçalves
Renata Almeida da Costa

Abstract

O artigo realiza uma aproximação entre algumas composições do gênero musical feminejo e importantes demandas do movimento feminista em suas diferentes ondas. Demonstra que embora as cantoras desse gênero não se identifiquem como feministas, parecem ter incorporado a pauta por maior valorização e igualdade das mulheres nas relações afetivas, contribuindo para comunicar ideias e formar subjetividades em diferentes estratos sociais. Adota o método dialógico de abordagem e a técnica da revisão bibliográfica. Conclui que em um momento em que os conservadorismos retornam ao cenário político brasileiro, esse gênero musical tem o potencial de inspirar ações de resistência contra os retrocessos.

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Come citare
SCHWARTZ, Germano André Doederlein; GONÇALVES, Vanessa Chiari; DA COSTA, Renata Almeida. A ARTE POPULAR COMO MOVIMENTO SOCIAL: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE O GÊNERO MUSICAL FEMINEJO E OS FEMINISMOS. Revista de Direito Brasileira, Florianopolis, Brasil, v. 22, n. 9, p. 101–110, 2019. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2019.v22i9.5195. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/5195. Acesso em: 27 dic. 2024.
Sezione
PARTE GERAL
Biografie autore

Germano André Doederlein Schwartz, UniRitter

Reitor da UniRitter. Professor do Mestrado em Direitos Humanos da UniRitter. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPQ) - Nível 2. Pesquisador Gaúcho (FAPERGS).

Vanessa Chiari Gonçalves, UFRGS

Doutora em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Professora Adjunta de Direito Penal e Criminologia do Programa de Pós-Graduação em Direito e do Departamento de Ciências Penais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Advogada. 

Renata Almeida da Costa, Universidade La Salle

Coordenadora do PPGD da Universidade La Salle (Canoas). Doutora em Direito (Unisinos). Advogada.

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