CENTRO DO RIO, PLANEJAMENTO URBANO INCLUSIVO E A IMPORTÂNCIA DA LEGIBILIDADE E DA IMAGEABILIDADE

Conteúdo do artigo principal

Eduardo Moraes
Amanda Martins de Aguiar

Resumo

Resumo: Os centros urbanos brasileiros, tradicionalmente, representam a essência da identidade nacional, sendo palco de importantes eventos políticos, sociais e culturais. O Centro do Rio de Janeiro, outrora o coração político do Brasil, por ter sido a capital do país por quase 200 anos e um importante centro financeiro, permanece relevante tanto por seu valor arquitetônico quanto por sua função econômica. No entanto, a migração de atividades empresariais e residenciais para novas áreas resultou em esvaziamento e degradação da região. Este artigo, com base em pesquisa bibliográfica e nas teorias de Kevin Lynch, principalmente no que tange a legibilidade e a imageabilidade, examina a urgência de um planejamento urbano inclusivo que considere verdadeiramente as demandas sociais e culturais para reverter o declínio da área central carioca. O artigo defende que, ao harmonizar o urbanismo com as necessidades da população, é possível revitalizar o espaço, tornando-o mais inclusivo e dinâmico para todas as classes sociais.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
MORAES, Eduardo; MARTINS DE AGUIAR, Amanda. CENTRO DO RIO, PLANEJAMENTO URBANO INCLUSIVO E A IMPORTÂNCIA DA LEGIBILIDADE E DA IMAGEABILIDADE. Revista de Direito Urbanístico, Cidade e Alteridade, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-989X/2024.v10i2.10874. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistaDireitoUrbanistico/article/view/10874. Acesso em: 2 abr. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Eduardo Moraes, UERJ

Mestrando em Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) na Linha de pesquisa de Direito da Cidade (2024-2026). Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Rio de Janeiro - RJ. Email: moraesieduardo@gmail.com.

Amanda Martins de Aguiar, UERJ

 Mestranda em Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) na Linha de pesquisa de Direito da Cidade (2024-2026). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Rio de Janeiro - RJ. Email: aguiartins@gmail.com.