DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DAS OCUPAÇÕES IRREGULARES DO SOLO URBANO E A CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO SOCIAL À MORADIA

Conteúdo do artigo principal

Maiara Sanches Machado Rocha
Ricardo dos Reis Silveira

Resumo

A política pública de regularização fundiária dos loteamentos clandestinos e o parcelamento irregular do solo ensejam a criação de favelas nos territórios urbanos. A finalidade é demonstrar que com a regularização tornar-se-á possível a transformação dos locais de ocupações irregulares em legítimos loteamentos, dotados de infra-estrutura básica, garantindo a moradia digna e respeito os direitos sociais do indivíduo. A partir de um estudo bibliográfico e documental, utilizando-se da metodologia descritiva e dedutiva. A busca é uma solução para ao menos minimizar os problemas resultantes das irregularidades das ocupações pelas populações de baixa renda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MACHADO ROCHA, Maiara Sanches; SILVEIRA, Ricardo dos Reis. DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DAS OCUPAÇÕES IRREGULARES DO SOLO URBANO E A CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO SOCIAL À MORADIA. Revista de Direito Urbanístico, Cidade e Alteridade, Florianopolis, Brasil, v. 3, n. 2, p. 72–87, 2017. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-989X/2017.v3i2.2625. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistaDireitoUrbanistico/article/view/2625. Acesso em: 18 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maiara Sanches Machado Rocha, UNAERP- Universidade de Ribeirão Preto

Registradora de Imóveis, Mestranda em Direito – Proteção e Tutela dos Direitos Coletivos- pela Universidade de Ribeirão Preto/SP. Doutoranda na área de ciência jurídica na Pontificia Universidade Católica da Argentina- PUC.

Ricardo dos Reis Silveira, UNAERP\UNIFEB

Professor titular do programa de pós graduação da UNAERP. Mestre e doutor em filosofia e metodologia das ciências pela UFSCAR.

Referências

ALVIM, J. M. de A. Breves Anotações para uma Teoria Geral dos Direitos Reais, in Posse e Propriedade. Coord. Yussef Said Cahali, São Paulo, Saraiva, 1987.

DIAS, D. S. O direito à moradia digna e a eficácia dos direitos fundamentais sociais. In: Revista do Ministério Público do Pará. Pará: Liceu, ano V, vol. I, dez, 2010.

ENGELS, F. A Origem da Família, Propriedade Privada e do Estado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 11. ed., 1987.

FREITAS, J. C. de. Loteamentos clandestinos: uma proposta de prevenção e repressão. Ministério Público de São Paulo. Disponível em: <http://imobiliaria.mastergeoengenharia.com.br/imagens/editor/files/loteamentosclandestinos-jose-carlos-de-freitas.pdf> Acesso em 15 set. 2016.

GUEDES, S. N. R.; REYDON, B. P. Direitos de propriedade da terra rural no Brasil: uma proposta institucionalista para ampliar a governança fundiária. Revista de Economia e Sociologia Rural, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-20032012000300008&script=sci_arttext&tlng=es>. Acesso em: 13 ago. 2016.

GOMES, C. M. P. et. al. Governança da terra e (re) territorialização da agricultura familiar: possibilidades do crédito fundiário no Brasil. Revista Campo- território: revista de geografia agrária, v. 9, n. 19, p. 308-336, 2014.

GOMES, Orlando. Direitos Reais. Atualização e notas de Humberto Theodoro Júnior. Rio de Janeiro: Impetus, 18 ed., 2001.

MARTINS, José de Souza. A questão agrária e o papel do MST. In: STÉDILE, João Pedro (org.) A reforma agrária e a luta do MST. Petrópolis: Vozes, 1997.

MEIRELLES, H. L. Direito administrativo brasileiro. São Paulo: Malheiros, 18 ed. atualizada, 1993.

PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de Direito Civil: Parte geral. Rio de Janeiro: Forense, 19 ed. 2002.

REYDON, B. P. et al.Regulação da propriedade rural no Brasil: resultados dos primeiros passos. In: REYDON, B. P.; CORNÉLIO, F. N. M. Mercados de terras no Brasil: estrutura e dinâmica. Brasília: NEAD (Nead Debate; 7), 2006.

SAULE JUNIOR, N. et al. Manual de regularização fundiária em terras da União. Instituto Polis: São Paulo, Brasília: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestao. 2006, p. 120. Disponível em: <http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/arquivo/spu/publicacoes/081021_pub_manual_regularizacao-1.pdf/view>. Acesso em 08 set. 2016.

VENOSA, Sílvio de Salvo. Direitos reais. São Paulo: Atlas, 3. ed., 2002.

VIANA, Rui Geraldo Camargo. O Direito à Moradia. Revista de Direito Privado, abr/jun 2000.

WALD, Arnoldo. Direito das Coisas. São Paulo: Saraiva, 11. ed., 2002.