DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DAS OCUPAÇÕES IRREGULARES DO SOLO URBANO E A CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO SOCIAL À MORADIA
Contenido principal del artículo
Resumen
A política pública de regularização fundiária dos loteamentos clandestinos e o parcelamento irregular do solo ensejam a criação de favelas nos territórios urbanos. A finalidade é demonstrar que com a regularização tornar-se-á possível a transformação dos locais de ocupações irregulares em legítimos loteamentos, dotados de infra-estrutura básica, garantindo a moradia digna e respeito os direitos sociais do indivíduo. A partir de um estudo bibliográfico e documental, utilizando-se da metodologia descritiva e dedutiva. A busca é uma solução para ao menos minimizar os problemas resultantes das irregularidades das ocupações pelas populações de baixa renda.
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
ALVIM, J. M. de A. Breves Anotações para uma Teoria Geral dos Direitos Reais, in Posse e Propriedade. Coord. Yussef Said Cahali, São Paulo, Saraiva, 1987.
DIAS, D. S. O direito à moradia digna e a eficácia dos direitos fundamentais sociais. In: Revista do Ministério Público do Pará. Pará: Liceu, ano V, vol. I, dez, 2010.
ENGELS, F. A Origem da Família, Propriedade Privada e do Estado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 11. ed., 1987.
FREITAS, J. C. de. Loteamentos clandestinos: uma proposta de prevenção e repressão. Ministério Público de São Paulo. Disponível em: <http://imobiliaria.mastergeoengenharia.com.br/imagens/editor/files/loteamentosclandestinos-jose-carlos-de-freitas.pdf> Acesso em 15 set. 2016.
GUEDES, S. N. R.; REYDON, B. P. Direitos de propriedade da terra rural no Brasil: uma proposta institucionalista para ampliar a governança fundiária. Revista de Economia e Sociologia Rural, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-20032012000300008&script=sci_arttext&tlng=es>. Acesso em: 13 ago. 2016.
GOMES, C. M. P. et. al. Governança da terra e (re) territorialização da agricultura familiar: possibilidades do crédito fundiário no Brasil. Revista Campo- território: revista de geografia agrária, v. 9, n. 19, p. 308-336, 2014.
GOMES, Orlando. Direitos Reais. Atualização e notas de Humberto Theodoro Júnior. Rio de Janeiro: Impetus, 18 ed., 2001.
MARTINS, José de Souza. A questão agrária e o papel do MST. In: STÉDILE, João Pedro (org.) A reforma agrária e a luta do MST. Petrópolis: Vozes, 1997.
MEIRELLES, H. L. Direito administrativo brasileiro. São Paulo: Malheiros, 18 ed. atualizada, 1993.
PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de Direito Civil: Parte geral. Rio de Janeiro: Forense, 19 ed. 2002.
REYDON, B. P. et al.Regulação da propriedade rural no Brasil: resultados dos primeiros passos. In: REYDON, B. P.; CORNÉLIO, F. N. M. Mercados de terras no Brasil: estrutura e dinâmica. Brasília: NEAD (Nead Debate; 7), 2006.
SAULE JUNIOR, N. et al. Manual de regularização fundiária em terras da União. Instituto Polis: São Paulo, Brasília: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestao. 2006, p. 120. Disponível em: <http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/arquivo/spu/publicacoes/081021_pub_manual_regularizacao-1.pdf/view>. Acesso em 08 set. 2016.
VENOSA, Sílvio de Salvo. Direitos reais. São Paulo: Atlas, 3. ed., 2002.
VIANA, Rui Geraldo Camargo. O Direito à Moradia. Revista de Direito Privado, abr/jun 2000.
WALD, Arnoldo. Direito das Coisas. São Paulo: Saraiva, 11. ed., 2002.