POLUIÇÃO VISUAL NA CIDADE DE MANAUS

Abraão Lucas Ferreira Guimarães, Valmir Cesar Pozzeti, Edvania Barbosa Oliveira Rage

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi o de analisar os impactos da poluição visual na cidade de Manaus, destacando sua relação com o meio ambiente equilibrado e seu tratamento penal. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a do método dedutivo; quanto aos meios a pesquisa foi bibliografica e quanto aos fins, qualitativa. Concluiu-se que a cidade de Manaus, embora esteja situada na maior floresta tropical do planeta, encontra-se em um processo de devastação sem controle, com ausência de vegetação natural urbana, o que acarreta um meio ambiente urbano rodeado de uma selva de uma pedra visualmente desequilibrada.

Palavras-chave


Dano Ambiental; Meio ambiente artificial; Manaus; Poluição Visual; Urbanização

Texto completo:

PDF

Referências


ACRÍTICA. Fachadas do Centro são reveladas após despoluição promovida pela Prefeitura. 2021. Disponível em: https://www.acritica.com/manaus/fachadas-do-centro-s-o-reveladas-apos-despoluic-o-promovida-pela-prefeitura-1.18894. Acesso em: 11 Abr. 2022.

ALMEIDA, J. W. L. Geotecnologias aplicadas ao uso do solo: Estudo de Caso da bacia do Vieira no município de Montes Claros-MG. Anais XVI Encontro Nacional de Geógrafos. Porto Alegre, 2010.

BARBOSA, R. V. R. Áreas Verdes e Qualidade Térmica em Ambientes Urbanos: Estudo em Microclimas de Maceió (AL). 2005. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental) – Universidade de São Paulo. São Carlos, 2005.

BRASIL. Resolução nº 1 de 1986 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Dispõe sobre critérios básicos e diretrizes gerais para a avaliação de impacto ambiental. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=95508. Acesso em: 11 Abr. 2022.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-989X/2022.v8i1.8953

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.