POLUIÇÃO VISUAL NA CIDADE DE MANAUS

Conteúdo do artigo principal

Abraão Lucas Ferreira Guimarães
http://orcid.org/0000-0001-6568-7307
Valmir Cesar Pozzeti
http://orcid.org/0000-0002-2339-0430
Edvania Barbosa Oliveira Rage
http://orcid.org/0000-0001-7953-4125

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi o de analisar os impactos da poluição visual na cidade de Manaus, destacando sua relação com o meio ambiente equilibrado e seu tratamento penal. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a do método dedutivo; quanto aos meios a pesquisa foi bibliografica e quanto aos fins, qualitativa. Concluiu-se que a cidade de Manaus, embora esteja situada na maior floresta tropical do planeta, encontra-se em um processo de devastação sem controle, com ausência de vegetação natural urbana, o que acarreta um meio ambiente urbano rodeado de uma selva de uma pedra visualmente desequilibrada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
FERREIRA GUIMARÃES, Abraão Lucas; POZZETI, Valmir Cesar; OLIVEIRA RAGE, Edvania Barbosa. POLUIÇÃO VISUAL NA CIDADE DE MANAUS. Revista de Direito Urbanístico, Cidade e Alteridade, Florianopolis, Brasil, v. 8, n. 1, 2022. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-989X/2022.v8i1.8953. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistaDireitoUrbanistico/article/view/8953. Acesso em: 19 jan. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Abraão Lucas Ferreira Guimarães, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário do Norte (UNINORTE). Pós-Graduado em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Direito Previdenciário pela Faculdade Estácio de Sá. Pós-Graduado em Direito Civil e Processual Civil de Acordo com O Novo CPC pelo Instituto Brasileiro de Faculdades (IBF). Atualmente Mestrando em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). 

Valmir Cesar Pozzeti, Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas – UFAM e Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas – UEA

Pós-Doutor em Direito à Alimentação Sadia pela Univerità degli di Salerno/Itália. Pós-Doutor em Direito Ambiental pela Universitè de Limoges/França. Mestre em Direito do Urbanismo e Meio Ambiente, pela Université de Limoges/França. Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas – UFAM e Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas – UEA

Edvania Barbosa Oliveira Rage, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Direito pela Faculdade Metropolitana de Manaus. Atualmente Mestranda em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Referências

ACRÍTICA. Fachadas do Centro são reveladas após despoluição promovida pela Prefeitura. 2021. Disponível em: https://www.acritica.com/manaus/fachadas-do-centro-s-o-reveladas-apos-despoluic-o-promovida-pela-prefeitura-1.18894. Acesso em: 11 Abr. 2022.

ALMEIDA, J. W. L. Geotecnologias aplicadas ao uso do solo: Estudo de Caso da bacia do Vieira no município de Montes Claros-MG. Anais XVI Encontro Nacional de Geógrafos. Porto Alegre, 2010.

BARBOSA, R. V. R. Áreas Verdes e Qualidade Térmica em Ambientes Urbanos: Estudo em Microclimas de Maceió (AL). 2005. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental) – Universidade de São Paulo. São Carlos, 2005.

BRASIL. Resolução nº 1 de 1986 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Dispõe sobre critérios básicos e diretrizes gerais para a avaliação de impacto ambiental. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=95508. Acesso em: 11 Abr. 2022.