A RESTRIÇÃO DO DIREITO FUNDAMENTAL DE PROPRIEDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ALTERLOGIA
Main Article Content
Abstract
A restrição ao direito fundamental de propriedade, a partir da alterlogia, é a temática deste artigo, que trata do direito de propriedade e do conceito da alteridade e alterlogia, questionando-se a possibilidade de restrição do direito de propriedade, fundado na moralidade relacional “eu-outro”. Para tanto, serão realizadas considerações sobre alteridade, alterlogia, restrições aos direitos fundamentais, finalizando com a restrição ao direito de propriedade fundado na alterlogia, concluindo-se pela possibilidade de intervenção no direito de propriedade fulcrado na alteridade, utilizando de publicações de periódicos, artigos científicos, dissertações e teses sobre o tema, bem como, a pesquisa bibliográfica e documental.
Downloads
Article Details
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
References
ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. Tradução de Virgílio Afonso da Silva. São Paulo: Malheiros, 2008. Título original: Theorie der Grundrecht.
BITTAR, E. C. B. Reconhecimento e direito à diferença: teoria crítica, diversidade e a cultura dos Direito Humanos. Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, [S. l.], v. 104, p. 551-565, 2009. Disponível em: < https://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67869 >. Acesso em: 30 de junho de 2021.
COSTA, José André da. Ética e política em Levinas: alteridade, responsabilidade e justiça. Passo Fundo: IFIBE, 2013.
DESCARTES, René. Discurso do Método. 3. ed., ver. e ampl. São Paulo: Martins Fontes, 2007, P.33-34.
DI PIETRO, Maria Sylvia. Direito Administrativo. 25 ed. São Paulo: Atlas, 2012.
ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado: em conexão com as pesquisas de Lewis H. Morgan. Tradução de Nélio Schneider. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2019.
BORTOLOTI, José Carlos Kraemer; FLORES, Nilton Cesar. DIREITO E(M) ALTERIDADE: o individualismo exacerbado e a abstração dos direitos humanos. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, v. 15, n. 15, p. 119-131, 2014. ISSN:
-0496.
FONSECA, Reynaldo Soares da. O princípio constitucional da fraternidade: seu resgate no sistema de Justiça. Belo Horizonte: Editora D’Plácido, 2019.
GONTIJO, Lucas de Alvarenga; ARCELO, Adalberto Antônio Batista. A biopolítica
nos estados democráticos de direito: a reprodução da subcidadania sob a égide da
constitucionalização simbólica. In: CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI,
, São Paulo 2009. Anais… Disponível em: <http://www.publicadireito.com.br/
conpedi/manaus/arquivos/Anais/sao_paulo/2412.pdf>. Acesso em: 30 de julho de 2021.
GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na Constituição de 1988. 19 ed. Atual. São Paulo: Malheiros. 2018.
MICHAEL, Lothar e MORLOK, Martin. Direitos Fundamentais. Tradução de Antônio Francisco de Souza e Antônio Franco. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
NEVES, Maria do Céu Patrão. Alteridade e Deveres Fundamentais: uma abordagem ética. Salvador: Revista Direitos Fundamentais e Alteridade, V. I Nº 01, p. 69 a 86, jul-dez, 2017.
PIEROTH, Bodo e SCHLINK, Bernhard. Direitos Fundamentais. Tradução de Antônio Francisco de Souza e Antonio Franco. 2 ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2019.
PRATA, Ana. A tutela constitucional da autonomia privada. Lisboa: Almedina, 2017.
TAVARES NETO, José Querino; KOZICKI, Katya. DO “EU” PARA O “OUTRO”: A ALTERIDADE COMO PRESSUPOSTO PARA UMA (RE) SIGNIFICAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS. Revista da Faculdade de Direito UFPR, Curitiba, jun. 2008. ISSN 2236-7284. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/direito/article/view/15735>. Acesso em: 30 de junho de 2021. doi: http://dx.doi.org/10.5380/rfdufpr.v47i0.15735.