A Regularização Fundiária como Instrumento de Inclusão Social e de Superação da Pobreza: Estudo de Caso da Comarca de São João da Ponte em Minas Gerais

Ana Caroline Santos Ceolin

Resumo


O presente estudo tem por objetivo demonstrar o potencial transformador da regularização fundiária, como importante instrumento de inclusão social e de superação da pobreza, a partir do estudo de caso da Comarca de São João da Ponte situada na região norte do Estado de Minas Gerais e composta por quatro municípios com grande extensão territorial. Por meio de dados levantados junto à Serventia extrajudicial de Registro de Imóveis, será demonstrada a generalizada irregularidade imobiliária da referida Comarca e o seu impacto negativo na economia local, no exercício de direitos urbanísticos de natureza coletiva e individuais pertinentes à titularidade dos imóveis. Com a análise da legislação brasileira que trata do tema, será possível verificar a aplicação prática dos instrumentos legais que visam à regularização fundiária e quais são os avanços obtidos e as possibilidades existentes com a recente regulamentação da usucapião extrajudicial. Novas perspectivas se abrem pela previsão legal da usucapião que tramitará diretamente nos Registros de Imóveis, no sentido de tornar ainda mais viável a formalização de situações fáticas de apreensão física sobre a coisa. Com isso, alargam-se as oportunidades de legalização dos imóveis situados nos Municípios da Comarca de São João da Ponte, o que beneficiará a estrutura urbanística das cidades e a economia local. Tais benefícios são possíveis na medida em que a regularização fundiária se destaca como relevante mecanismo para implementação de políticas urbanísticas e de acesso ao crédito à população, de sorte a se promover a inclusão social e econômica dos indivíduos como meio de superação da pobreza.

Palavras-chave


Estudo de caso, Comarca de são joão da ponte, Regularização fundiária, Usucapião extrajudicial, Políticas urbanísticas, Políticas de acesso ao crédito

Texto completo:

PDF

Referências


ALICE, Leandro; RUPPENTHAL, Janis Elisa. Microcrédito como fomento ao empreendedorismo na base da pirâmide social. Universidade Federal de Santa Maria. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Ano 7, n. 1, jan-mar/2012, p. 23-34.

BRASIL. Ministério das Cidades. Regularização Fundiária Urbana: Como aplicar a Lei Federal nº 11.977/2009. Brasília: Ministério das Cidades, Secretaria Nacional de Habitação e Secretaria Nacional de Programas Urbanos, 2010.

CHICUTA, Kioitsi. A Função Registral e a Atuação do Judiciário. Congresso do IRIB boletim eletrônico, BE0188 - 03 de abril de 2000. Disponível no site: http://www.irib.org.br. Acesso em 08 de julho de 2015.

COUTO, Maria do Carmo de Rezende Campos. Regularização Fundiária de Interesse Específico. Boletim do IRIB – Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - em Revista, São Paulo: Abril, Edição 347, 2013.

COSTA, Fernando Nogueira da. Microcrédito no Brasil. UNICAMP/IE, n. 175, Campinas, 2010.

FERNANDES, Edésio. Direito Urbanístico e Política Urbana no Brasil: Uma Introdução. In: FERNANDES, Edésio. (Organizador). Direito Urbanístico e Política Urbana no Brasil, Belo Horizonte: Del Rey, 2000.

MAYRINK, Rayssa Danielle Dantas. O Impacto do Microcrédito sobre a Renda e o Emprego em Belo Horizonte. Belo Horizonte: Fipel, 2009. (Dissertação de Mestrado) - Faculdade de Pedro Leopoldo. MENDONÇA, Jupira Gomes de. Plano Diretor, Gestão Urbana e Descentralização: Novos Caminhos, Novos Debates. In: FERNANDES, Edésio. (Organizador). Direito Urbanístico e Política Urbana no Brasil, Belo Horizonte: Del Rey, 2000.

PRESTES, Cristine. Insegurança jurídica eleva o fator risco dos investimentos. São Paulo, Clipping Eletrônico, 2013. Disponível em: http://www.aasp.org.br. Acesso em: 12 de agosto de 2015.

RODRIGUES, Marcelo. Tratado de Registros Públicos e Direito Notarial. São Paulo: Editora Atlas, 2014.

___________. Aplicativo Código de Normas dos Tabeliontaos e Registros do Estado de Minas Gerais – Provimento CGJMG 260/2014 – Comentado. Revisão V, 2015.

SAMPAIO, Paulo Soares. Microcrédito, Desenvolvimento e Superação da Pobreza: uma análise jurídica do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado. Brasília, 2014. (Dissertação de Mestrado) - Faculdade de Direito, Universidade de Brasília. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16238. Acesso em: 08 de julho de 2015.

SANTOS, Gilmar Ribeiro dos; SILVA, Ricardo dos Santos. Desenvolvimento regional no Norte de Minas Gerais. In: 35º Encontro Anual da ANPOCS, GT05 - Desenvolvimento em perspectiva: teorias, experiências e projetos políticos, Montes Claros/MG: UNIMONTES, Agosto de 2011.

SIMÃO, Rosycler Cristina Santos. Distribuição de Renda e Pobreza no Estado de Minas Gerais. Piracicaba, 2004. (Dissertação de Mestrado) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Unidade da USP.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-989X/2015.v1i1.56

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.