Tempo Social, Confiança e Tutela Ambiental: A Ambivalência para o Direito na (Re)Configuração do Espaço Urbanísticoambiental
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
AGOSTINHO, Aurélio [Santo Bispo de Hipona]. Confissões. Petrópolis: Vozes, 2000.
AMARAL, Maria Lúcia. O tempo e a proteção da confiança. V Encontro dos Professores Portugueses de Direito Público, janeiro de 2012 / Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; org. Carla Amado Gomes. – Lisboa: Alameda, 2012.
ASCENSÃO, José de Oliveira. Cláusulas gerais e segurança jurídica no Código Civil de 2002.
Revista Trimestral de Direito Civil, v. 7, nº 28, out./dez. 2006.
BARROSO, Luís Roberto. Mudança da Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal em matéria tributária. Segurança jurídica e modulação dos efeitos temporais das decisões judiciais. Revista de Direito do Estado, Rio de Janeiro, n.2, abr/jun 2006.
BRANCO, Gerson Luiz Carlos. A Proteção das Expectativas Legítimas Derivadas das Situações de Confiança: elementos formadores do princípio da confiança e seus efeitos. Revista de Direito Privado, nº 12, out./dez., São Paulo, 2002.
CAYGILL, Howard. Dicionário Kant. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
FRADA, Manuel A. de Castro Portugal Carneiro da. Teoria da confiança e responsabilidade civil. Coimbra: Almedina, 2004.
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
__________. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
GRAU, Eros Roberto. O direito posto e o direito pressuposto. São Paulo: Malheiros, 1996.
GIDDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. Trad. Raul Fiker. São Paulo: UNESP. 1991.
KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno. Trad. Ricardo Corrêa Barbosa. 3ª Ed. José Olymoio Editora. Rio de Janeiro: 1988.
LORES, Luis Gustavo Gomes; BARRETO, Ricardo Menna. Sociologia e Direito: um diálogo a partir das teorias de Niklas Luhmann e Anthony Giddens. Revista da ABRASD – Associação Brasileira de Pesquisadores em Sociologia do Direito, n.º 1, outubro de 2011.
LUHMANN, Niklas. Sociologia do Direito I. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro, 1983.
__________. Confianza. Universidad Iberoamericana. México: Anthropos Editorial, 1996.
__________. A realidade dos meios de comunicação. São Paulo: Paulus, 2005.
MACHADO, Paulo Afonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. São Paulo: Malheiros, 2002.
MARTINS-COSTA, Judith. A re-significação do princípio da segurança jurídica na relação entre o Estado e os cidadãos: a segurança como crédito de confiança. Revista do Centro de Estudos Jurídicos, Brasília, n. 27, out./dez. 2004
MARTINS, Raphael Manhães. O Princípio da Confiança Legítima e o Enunciado n. 362 da IV Jornada de Direito Civil. Revista CEJ, Brasília, Ano XII, nº 40, p. 11-19, jan./mar. 2008.
OST, François. A natureza à margem da lei. Trad. Joana Chaves. Instituto Piaget: 1990.
__________. O tempo do direito. Bauru: EDUSC, 2005.
__________. Contar a Lei – As fontes do Imaginário Jurídico. Rio Grande do Sul: Unisinos, 2005.
RECH, Adir Ubaldo; RECH, Adivandro. Direito urbanístico: fundamentos para a construção de um plano diretor sustentável na área urbana e rural. Caxias do Sul, RS: EDUCS, 2010.
ROCHA, Leonel Severo. Introdução à teoria do sistema autopoiético do direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005.
ROCHA, Leonel Severo; ATZ, Ana Paula; MENNA BARRETO, Ricardo de Macedo. Direito e Ciberespaço: uma Observação Sistêmica da Publicidade no Comércio Eletrônico. Revista de Ciênciais Sociais (UGF) Rio de Janeiro (RJ), v. 14, p. 113- 132, 2009.