CRIMINALIZAÇAO E CONTROLE EM TEMPOS DE BARBÁRIE: VISIBILIZANDO A SELETIVIDADE DOS APENADOS NO PRESÍDIO REGIONAL DE BLUMENAU (SC/BR).

Conteúdo do artigo principal

Lenice Kelner
Ivone Fernades Morcilo Lixa

Resumo

Como resultado da intervenção da Universidade Regional de Blumenau por mais de quinze (15) anos de um grupo de pesquisadores, professores e acadêmicos do Curso de Direito no Presídio local, surgiu a necessidade de visibilizar o sujeito encarcerado com a finalidade de verificar se a seletividade do controle punitivo brasileiro se reproduz na cidade de Blumenau. Utilizando o método etnográfico foram realizados levantamentos durante os anos de 2014 e 2015 que possibilitaram concluir que a lógica do controle penal local, seguindo o paradigma dominante, é um eficiente instrumento de exclusão absoluta e de extinção de cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
KELNER, Lenice; LIXA, Ivone Fernades Morcilo. CRIMINALIZAÇAO E CONTROLE EM TEMPOS DE BARBÁRIE: VISIBILIZANDO A SELETIVIDADE DOS APENADOS NO PRESÍDIO REGIONAL DE BLUMENAU (SC/BR). Revista de Criminologias e Politicas Criminais, Florianopolis, Brasil, v. 3, n. 2, p. 101–118, 2017. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0065/2017.v3i2.3786. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistacpc/article/view/3786. Acesso em: 15 jan. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Lenice Kelner, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Lenice Kelner

Doutora em Direito Público (UNISINOS). Mestre em Ciência Jurídica (UNIVALI). Especialista em Direito Penal e Processual Penal (FURB). Pesquisadora do Grupo de Pesquisas CNPq: Direitos Fundamentais, Cidadania e Justiça, atuando nas linhas: Cidadania e Direitos Humanos; Dignidade da Pessoa Humana, Atividade Econômica e Controle Penal. Professora titular do Curso de Direito da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Advogada.

Ivone Fernades Morcilo Lixa, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Direito Público pela Universidade Pablo de Olavide (UPO/UFSC) com Pós-Doutoramento em Teoria do Direito (UFSC). Mestre em Teoria do Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/SC). Professora, Pesquisadora e Extensionista do Curso de Direito da Universidade Regional de Blumenau (FURB/SC).

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer – o poder soberano e a vida nua I. Tradução de Henrique Burigo, Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007.

ANDRADE, Vera Regina Pereira de. Pelas mãos da criminologia o controle penal para além da (des)ilusão. Coleção Pensamento Criminológico. Rio de Janeiro: Instituto Carioca de Criminologia. 2012.

BAUMAN, Zygmunt. Medo Líquido. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

CARVALHO, Salo de. O encarceramento seletivo da juventude negra brasileira: A decisiva contribuição do Poder Judiciário. In: Rev. Fac. Direito UFMG, Belo Horizonte, n. 67, pp. 623 - 652, jul./dez. 2015.

HIRSCH, Tomás. O fim da pré-história – um caminho para a liberdade. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

SAMAGAIA. Jacqueline. Globalização e Cidade: Reconfigurações dos Espaços de Pobreza em Blumenau/SC. Tese Doutoral. UFSC. 2010.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização – do pensamento único à consciência universal. 3ª ed., Rio de Janeiro: Record, 2000.

ZAFFARONI, Raul E. A palavra dos mortos – Conferências de Criminologia Cautelar. Coordenação e Revisão da tradução Sérgio Lamarão. São Paulo: Saraiva. Coleção Saberes Críticos. 2014.

ZAFFARONI, Raul E.ZAFFARONI, Raul E, et all. Direito Penal Brasileiro – I . Rio de Janeiro: Revan, 3ª ed., 2011.

ZIZEK, Slavoj. Violência – seis reflexões laterais. Tradução de Miguel Serras Pereira. São Paulo: Boitempo Editorial, 2016.