Do Chão da Fábrica à Fábrica Carcerária
Contenido principal del artículo
Resumen
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
ANDRADE, Vera Regina Pereira de. A ilusão de segurança jurídica: do controle da violência à violência do controle penal. 2. Ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2003.
ANDRADE, Vera Regina P. de. Pelas mãos da Criminologia: O controle penal para além da (des)ilusão. Rio de Janeiro: Revan, 2014.
CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia? São Paulo: Brasiliense, 1980.
CHRISTIE, Nils. Uma razoável quantidade de crime. Rio de Janeiro: Revan. 2013
CIRINO DOS SANTOS, Juarez. A Criminologia Radical. 3. Ed. Curitiba: ICPC: Lumen Juris, 2008.
CIRINO DOS SANTOS, Juarez. Memorial criminológico – ou a necessidade de retomar Marx. In: http://icpc.org.br/wp-content/uploads/2015/06/Memorial-Criminologico.pdf Acesso em: 25/08/2016.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes,1987
LEFEBVRE, Henri. Sociologia de Marx. Rio de Janeiro: Forense, 1968.
LYRA FILHO, Roberto. Karl, meu amigo: diálogo com Marx sobre o Direito. Porto Alegre: Sérgio Fabris Editor, 1983.
MARX, Karl. História. (Organizador Florestan Fernandes). (Col. Grandes cientistas sociais). São Paulo: Ática, 1985.
MARX, Karl. A questão judaica. São Paulo: Ed. Boitempo, 2010.
MARX, Karl. Manuscritos Econômicos Filosóficos. (Tradução e Notas Jesus Ranieri). São Paulo: Boitempo Editorial, 2015.
MARX, Karl. O Capital: Crítica da economia política. Livro I: O processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo editorial, 2013.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. (introdução de Jacob Gorender e tradução Luis Cláudio de Castro e Costa). São Paulo: Martins Fontes, 1998.
MELOSSI, Dario e PAVARINI, Massimo. Cárcere e fábrica – As origens do sistema penitenciário (séculos XVI e XIX). Rio de Janeiro: Revan/ ICC, 2006
MELOSSI, Dario. A questão penal em O capital. In: Revista Margem Esquerda - Ensaios marxistas, n. 4. São Paulo: Boitempo, 2004
MENEGAT, Marildo. O olho da barbárie. São Paulo: Expressão Popular, 2006
PASUKANIS, Eugeny Bronislanovich. A teoria geral do Direito e o marxismo. Rio de Janeiro: Renovar, 1989
PAVARINI, Massimo. Control y dominación. Teorias criminológicas burguesas y proyecto hegemonico. Mexico: Siglo XXI, 1988)
RUSCHE, Georg; KIRCHHEIME, Otto. Punição e estrutura social. Rio de Janeiro: Revan, 2004.