AS CONDIÇÕES DEGRADANTES DOS DETENTOS NOS PRESÍDIOS DO BRASIL E O RE 580.252: UMA ANÁLISE À LUZ DOS DIREITOS HUMANOS
Contenido principal del artículo
Resumen
Nossoobjetivo édiscutir arecente decisão do Supremo Tribunal Federal, acerca da responsabilização do Estado emindenizar detento submetido a condição degradanteno âmbito do sistema prisional. O tema ganharelevância no contexto da crise de segurança enfrentada pela sociedade brasileira, porque,na esteira do desenvolvimento de uma “cultura do medo”, grupos estigmatizam e desumanizam os detentos, entendendo que estes nãopossuem direitos, pois escolherama “vida do crime”.Nossa reflexãotem como pontos o dilema entre segurança pública e direitos humanos ecomo o sistema de proteção aos direitos humanos no plano interno e externo fundamentaram a decisão.
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
BARROS, Ana Maria; JORDÃO, Maria Perpétua Dantas. A cidadania e o sistema penitenciário brasileiro. Disponível em https://www.ufpe.br/ppgdh/images/documentos/anamb1.pdf. Acesso em 19/05/2017.
BATISTA, Nilo. Introdução crítica ao Direito Penal brasileiro. Rio de Janeiro: Revan, 2007.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Recurso Extraordinário 580.252. Recte.(s) Defensor Público-Geral do Estado do Mato Grosso. Recdo. (a/s) Estado de Mato Grosso do Sul. Relator: Min. Teori Zavascki. Brasília, 12 de março de 2008.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. ARE 662.563 AgR/GO, DJe de 02/04/2012, Min. GILMAR MENDES. 2012.
CÂMARA, Alexandre Freitas. O Novo Processo Civil Brasileiro. São Paulo: Atlas, 2016.
CIDH. CONVENÇÃO AMERICANA. Disponível em: . Acesso em 20 de abril de 2017.
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. São Paulo: Atlas, 2015.
GUERRA, Sidney. Direitos Humanos: curso elementar. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
GUERRA, Sidney. Direitos humanos e cidadania. São Paulo: Atlas, 2012.
GUERRA, Sidney. Reflexões sobre direitos humanos e violência. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2008.
GUERRA, Sidney; EMERIQUE, Lilian. O princípio da dignidade da pessoa humana e o mínimo existencial. Disponível em http://fdc.br/Arquivos/Mestrado/Revistas/Revista09/Artigos/Sidney.pdf. Acesso em 20/05/2017.
MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. São Paulo: Malheiros, 2015.
MORAES, Regis de. O que é a violência urbana. São Paulo: Brasiliense, 1993.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários a uma educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.
PROJETO Cidadania nos presídios. Disponível em http://www.cnj.jus.br/sistema-carcerario-e-execucao-penal/cidadania-nos-presidios. Acesso em 18/05/2017.
VERDÚ, Pablo Lucas. O sentimento constitucional: aproximações ao estudo do sentir constitucional como modo de integração política. Rio de Janeiro: Forense, 2004
ZAFFARONI, Eugenio Raúl. Em busca das penas perdidas: a perda da legitimidade do sistema penal. Trad. Vânia Romano Pedrosa. Rio de Janeiro: Revan, 1991.