QUANDO O MEDO E O PERIGO SE CONECTAM: O USO DA DEEPWEB E A (IN)SEGURANÇA DOS CIDADÃOS.
Main Article Content
Abstract
A pesquisa aborda a sociedade da informação para contextualizar a internet como fomento da globalização e mutação nas relações sociais. Exterioriza o surgimento do medo, quando se trata de acesso à ciberespaço sem indexação de dados, chamado de “DeepWeb”. Ainda, busca verificar eventuais consequências desse medo na ressignificação de perigo quando do acesso a “DeepWeb” e a (des) necessidade de tutela penal. O trabalho tem como metodologia referencial bibliográfico e análise de caso, utilizando como marco teórico o aparato sociológico proposto por Anthony Giddens quanto à modernidade, sua transição e consequências.
Downloads
Article Details
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
References
ARNAUD, André-Jean. Governar sem fronteiras. Entre globalização e pós-globalização. Crítica da razão jurídica. Vol. 2. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007.
BAUMAN, Zygmunt. Confiança e medo na cidade. Tradução Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
BAUMAN, Zygmunt. Tempos Líquidos. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
BAUMAN, Zygmunt. Medo Líquido. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2008,
BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a outra modernidade. Tradução Sebastião nascimento. São Paulo: Editora 34.2010.
BECKER, Howard S. Outsiders. Estudos de sociologia do desvio. Tradução Maria Luiza X. de Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
CALDERON, Bárbara. Deep e Dark Web. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.
CASTELS, Manuel. Sociedade em Rede. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2009.
DA COSTA, Renata Almeida de. A sociedade complexa e o crime organizado: A contemporaneidade e o risco nas organizações Criminosas. Editora Rio de Janeiro: Lumen Juris. 2004.
DE GIORGI, Rafaelle. Direito, democracia e risco. Vínculos com o futuro. Porto Alegre: Sergio Antônio Fabris Editor. 1998
GIDDENS, Anthony. As consequências da Modernidade. Tradução de Raul Filker. São Paulo: Unesp, 1990.
GIDDENS, Anthony. A constituição da sociedade. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: editora WMF Martins Fontes, 2009.
GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
GOFFMAN, Erving. Estigma. Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Tradução Marcia Bandeira de Mello Leite Nunes. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva. Rio de Janeiro: DP& A, 2005.
KRETSCHMANN, Ângela, WENDT, Emerson. Tecnologia da Informação & Direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2018.
ROCHA, Leonel Severo, SCHWARTZ, Germano, CLAM, Jean. Introdução à teoria do sistema autopoiético do Direito. 2. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Editora Livraria do Advogado. 2013.
ROSA, Ana Beatriz. Deep web e chans: envolvimento de assassinos de Suzano na internet é investigado. HuffPost, 2019. Disponível em: <https://www.huffpostbrasil.com/entry/deep-web-suzano-assassinos-dogolachan_br_5c8abd51e4b0db7da9f0fd20>. Acesso em: 15 de out. de 2019.
SARLET, Ingo Wolfgang, FERREIRA NETO, Arthur M. O Direito ao esquecimento na sociedade da informação. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2019.
SCHWARTZ, Germano. O tratamento jurídico do risco no direito à saúde. Porto Alegre. Livraria do Advogado: 2004.
SWAIT JR., Joffre Dan. Fundamentos computacionais. Algoritmos e estruturas de dados. São Paulo: Editora Makron.1991.
WENDT, Emerson. Internet & Direito Penal: risco e cultura do medo. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2017.
WENDT, Emerson. Internet: Percepções e Limites em face do Direito à Extimidade na Rede. Revista Jurídica Luso Brasileira, v.6, 2015.
WENDT, Emerson MEINERO, Fernanda Sartor. Janela Indiscreta e a Deep Web: O Olhar Do Estado Pela Lente Do Direito. Revista Jurídica Luso Brasileira, Ano 4, nº 4, 2018.
WENDT, Emerson. Direito & TI: cibercrimes. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2019.