Imigrantes no Brasil - Discursos de Ódio e Xenofobia na Sociedade da Informação: Como Atribuir uma Função Social à Internet?

Elany Almeida de Souza, Júlia Marques de Rebelato

Resumo


As relações sociais no âmbito da sociedade da informação apresentam rugosidades, onde alguns usuários da rede mundial de computadores desconsideram complexidades e especificidades das relações interpessoais, fazendo da internet um fim em si mesmo ou um meio para a prática de violações de direitos, consistindo em um verdadeiro paradoxo entre a soberania do objeto x a soberania do sujeito. A realidade da mobilidade humana encontra na sociedade da informação também um desafio, transcender fronteiras imaginárias e derrubar muros pré-conceituais, de modo a instigar uma reflexão sobre a função social da internet, bem como a possibilidade de uma sociedade em rede que amplie direitos e não os mitigue. A discussão aqui proposta chama atenção para a grande propagação de discursos de ódio publicados na internet contra os imigrantes no Brasil e os limites da liberdade de expressão. Tendo-se em vista os fenômenos advindos da sociedade da informação, especialmente no que tangem a divulgação de conteúdos violadores de direitos em seu âmbito, é mister que a internet seja ferramenta também promotora de direitos fundamentais. De forma a cumprir esse objetivo, a pesquisa utilizou-se do método monográfico, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, valendo-se de casos emblemáticos representativos da estrutura de construção do discurso de ódio em relação aos imigrantes e os fatores que o influenciaram, para ao final verificar que embora haja previsão legal (artigo 20 da Lei 7.716/89) que puna aquele que praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, agravando ainda a pena se o crime for cometido por intermédio dos meios de comunicação como a Internet, o tipo penal em referência não tem sido suficiente para inibir os discursos de ódio na rede mundial de computadores, o que demonstra que na sociedade da informação ainda paira um sentimento de que seu âmbito ocorre à margem do Direito. O ordenamento jurídico brasileiro ainda caminha a passos lentos diante da velocidade da rede e tem enfrentado dificuldades no que dispõe aos limites da liberdade de expressão e as práticas discriminatórias e xenofóbicas, sugerindo um verdadeiro enfrentamento quanto à função social da internet como forma de coibir e inibir manifestações odiosas.

 


Palavras-chave


Imigrantes, Discursos de ódio, xenofobia, Sociedade da informação, Função social, Internet

Texto completo:

PDF

Referências


ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo: antissemitismo, imperialismo e totalitarismo. São Paulo: Companhia de Bolso. 2012.

BIRMAN, Joel. Cadernos sobre o mal: agressividade, violência e crueldade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Habeas Corpus 82424-2. Partes: Siegfried Ellwanger; Werner Cantalício; João Becker.Relator: Min. MOREIRA ALVES, 17 de setembro de 2003. Disponível em: http://stf.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/770347/habeas-corpus-hc-82424rs. Acesso em: 18 abr. 2015.

CANCLINI, Nestor Garcia. Diferentes, Desiguais e Desconectados. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.

COBO, Dolores Lavalle. Derecho de acceso a la información pública. Editorial Astrea. Ciudad de Buenos Aires: 2009.

GOÉS, Joaci. Anatomia do Ódio. Rio de Janeiro: Topbooks, 2004.

GONÇALVES, Maria Eduarda. Direito da informação: novos direitos e formas de regulação na sociedade da informação. São Paulo: Almedina, 2003. p. 7.

GLUCKSMANN, André. O Discurso do ódio. Rio de Janeiro: Difel, 2007.

LASH, Scott. Crítica de la información. 1. ed. Buenos Aires: Amorrotu, 2005.

LUCAS, Doglas César. Direitos Humanos e Interculturalidade: um diálogo entre a igualdade e a diferença. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.

MICHELMAN, Frank. Relações entre democracia e liberdade de expressão: discussão e alguns argumentos. In: SARLET, Ingo Wolfgang; MICHELMAN, Frank (orgs.). Direitos Fundamentais, Informática e Comunicação: algumas aproximações. Porto Alegre: Livraria do Advogado. 2007.

LUÑO, Antonio-Enrique Pérez. Internet y los derechos humanos. Disponível em: http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=995024&orden=25231&info=link. Acesso em: 05 fev. 2013.

MEYER-PFLUG, Samantha Ribeiro. Liberdade de Expressão e Discurso de Ódio. São Paulo, Ed. Revista dos Tribunais, 2009.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

REDIN, Giuliana. Direito de Imigrar: Direitos Humanos e Espaço Público. Florianópolis: Conceito Editorial, 2013.

SARMENTO, Daniel. Liberdade de expressão, pluralismo e o papel promocional do Estado. Revista Diálogo Jurídico, Salvador, nº. 16 maio-junho-julho-agosto, 2007. Disponível em: http://www.direitopublico.com.br. Acesso em: 27 de fev. 2012.

SILVA, Rosane Leal da; NICHEL, Andressa; MARTINS, Anna Clara Lehmann; BORCHARDT, CarliseKolbe. Discursos de ódio em redes sociais: jurisprudência brasileira. Revista Direito GV, São Paulo, vol. 14, n. 2, p. 445-468, jul-dez 2011.

SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 9. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

STEFFEN, César. Ódio.org.br. In: III Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação PUCRS,2008, Porto Alegre. Programa de Pós-Graduação em Comunicação, FAMECOS PUCRS.

YOUTUBE. Haitiano Humilhado por Daniel Barbosa: Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=WOSZu40swU8. Acesso em : 21 jun 2015.

FACEBOOK. Movimento Nacionalista Brasileiro: Disponível em: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=966244823406058&id=90287129974 3411. Acesso em: 21 jun 2015.

CARTA CAPITAL. Zero Hora, vamos falar de racismo?: Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/zero-hora-vamos-falar-de-racismo-6431.html




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0049/2015.v1i1.48

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.