A evolução do Comércio Justo e sua aplicação como direito transnacional

Conteúdo do artigo principal

Joana Stelzer
ALEXANDRE PINTO MOREIRA

Resumo

O artigo avaliou o comércio justo e a possibilidade de regulamentação por intermédio de normas transnacionais. Nesse sentido, foi necessária incursão acerca do desenvolvimento do capitalismo até chegar ao neoliberalismo decorrente da globalização econômica. Confirmou-se a possibilidade de regulação do comércio justo por normas transnacionais, como conceito adequado para a contemporaneidade e forma de aplicação de direitos de solidariedade, de caráter mundial (e não por Estados nacionais). Trata-se de investigação qualitativa, servindo-se primordialmente do meio bibliográfico. O método de abordagem utilizado é o hipotético dedutivo e, quanto aos fins, trata-se de análise descritiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
STELZER, Joana; MOREIRA, ALEXANDRE PINTO. A evolução do Comércio Justo e sua aplicação como direito transnacional. Revista de Direito, Globalização e Responsabilidade nas Relações de Consumo, Florianopolis, Brasil, v. 3, n. 1, p. 63–83, 2017. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0030/2017.v3i1.1818. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistadgrc/article/view/1818. Acesso em: 22 jan. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Joana Stelzer, Professora Adjunto IV Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UFSC) Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis-Santa Catarina-Brasil

Joana Stelzer, Dra. Doutora e Mestre em Direito (UFSC). Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UFSC)

 

ALEXANDRE PINTO MOREIRA, Universidade do Vale do Acaraú (UVA) e Faculdade Luciano Feijão.

Professor das Faculdades de Direito da UVA (Vale do Acaraú) e Faculdade Luciano Feijão. Professor da Escola Superior do MP/CE. Especialista Processo Judicial (UVA-CE). Mestrando em Direito da PPGD/UFSC.

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. 4.ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991. (Os pensadores, v.2)

BECK, Ulrich, O que é Globalização ? Tradução de Andre Carone. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

BRASIL. Dec. 7.358/2010, de 17/11/2010 – Institui o Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário – SCJS, cria sua Comissão Gestora Nacional, e dá outras providencias. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7358.htm> Acesso em: 23/04/17.

BRAUDEL, Fernand. A dinâmica do capitalismo. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.

CLAC (Coordenadora Latino-americana e do Caribe de Pequenos Produtores e Trabalhadores do Comércio Justo). O que é o sistema Internacional de Comércio Justo/Fairtrade? Disponível em: <http://clac-comerciojusto.org/pt-br/comercio-justo-pt/sistema-fairtrade-international/> Acesso em: 03/05/17.

COMPARATO, Fábio Konder. A civilização capitalista: para compreender o mundo em que vivemos. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

COSCIONE, Marco. El Comercio Justo: Una alianza estratégica para el desarrollo de América Latina. Madrid: Los Libros de la Catarata, 2008.

FARIA, José Eduardo. O Direito na Economia Globalizada. São Paulo: Malheiros, 1999.

FRETEL, Alfonso Cotera; SIMONCELLE-BOURQUE, Eloïse. O comércio justo e o consumo ético. Rio de Janeiro: DP&A; Fase, 2003.

FRIEDEN, Jeffry A. Capitalismo global: História econômica e política do século XX. Tradução de Vivian Mannheimer. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008.

GOMES, Rosemary. A Economia Solidária na América Latina e no Caribe. Disponível em: <http://facesdobrasil.org.br/ponto-de-vista/a-economia-solidaria-na-america-latina-e-no-caribe> Acesso em: 31/03/2016.

IANNI, Octavio. A sociedade global. 16.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.

REGO, Walquiria Leão Vozes do Bolsa Família: autonomia, dinheiro e cidadania. São Paulo: Unesp, 2013.

STELZER, Joana; CRUZ, Paulo Márcio. Direito e Transnacionalidade. Curitiba: Juruá, 2009.

STELZER, Joana; GOMES, Rosemary. Comércio Justo e Solidário na América Latina. Florianópolis: CAD/UFSC, 2016.