O Risco na Sociedade de Consumo: Superendividamento como Perda de Capacidades
Main Article Content
Abstract
Downloads
Article Details
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
References
BAUMAN, Zygmunt. A ética é possível num mundo de consumidores? Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
BAUMAN, Zygmunt. Entrevista com Zygmunt Bauman. Tempo Social, v. 16, n. 1 São Paulo, junho de 2004. Entrevista concedida a Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ts/v16n1/v16n1a15.pdf. Acesso em: 12/08/2014.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BECK, Ulrich. La sociedad del riesgo. Barcelona: Paidós, 2008.
BECK, Ulrich; GIDDENS, Anthony; LASH, Scott. Modernização reflexiva. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1997.
BESSA, Leonardo Roscoe; MOURA, Walter José Faiad De. Impressões atuais sobre o superendividamento: sobre a 7ª conferência internacional de serviços financeiros e reflexões para a situação brasileira. Revista de Direito do Consumidor, São Paulo, n. 65, jan./mar. 2008.
BONAVIDES, Paulo. Do estado liberal ao estado social. São Paulo: Malheiros, 1996.
COSTA, Judith Martins. A boa-fé no direito privado: sistema e tópica no processo obrigacional. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1999.
LIMA, Clarissa Costa De. O cartão de crédito e o risco de superendividamento: uma análise da recente regulamentação da indústria de cartão de crédito no Brasil e nos Estados Unidos. Revista de Direito do Consumidor, n. 81, São Paulo: Revista dos Tribunais, janeiro-março, 2012.
LYPOVETSKY, Gilles. A sociedade pós-moralista: o crepúsculo do dever e a ética indolor dos novos tempos. Barueri: Manole, 2005.
MARQUES, Cláudia Lima; LIMA, Clarissa Costa; BERTONCELLO, Karen Rick Danilevicz. Prevenção e tratamento do superendividamento: caderno de investigações científicas. Brasília: DPDC/SDE, 2010.
MARTINS, Fernando Rodrigues. Princípio da justiça contratual. Coleção Prof. Agostinho Alvim. São Paulo: Saraiva, 2009.
MORIN, Edgar. O método 6: ética. Porto Alegre: Sulina, 2007.
NETO, André Perin Schmidt. Superendividamento do consumidor: conceito, pressupostos e classificação. Revista de Direito do Consumidor, n.71, São Paulo: Revista dos Tribunais, julho-setembro, 2009.
SEN, Amartya. Sobre ética e economia. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.