O Risco na Sociedade de Consumo: Superendividamento como Perda de Capacidades

Vagner Bruno Caparelli Carqui

Resumo


O presente artigo visa analisar, de maneira crítica, os riscos que se verificam na sociedade de consumo, vinculando-se à ideia de modernidade líquida, desenvolvida por Zygmunt Bauman e tendo em vista o superendividamento do consumidor compreendido, nesse trabalho, como a perda de capacidades civis dos indivíduos. As necessidades surgidas na modernidade líquida estão relacionadas ao consumismo descartável, responsável, dentre outras situações, pela redefinição do significado do homem e do tempo. As atividades econômicas que promovem o consumismo indiscriminado fazem surgir na dinâmica dessa sociedade novos riscos. O artigo pretende demonstrar que um dos riscos da sociedade de consumo é, justamente, o superendividamento do consumidor. Para isso, faz uma ligação entre as teorias de Zygmunt Bauman (modernidade líquida), Ulrich Beck (sociedade de risco) e Amartya Sen (desenvolvimento como liberdade). A metodologia será realizada por meio de revisão bibliográfica, utilizando os métodos dedutivo e argumentativo.

Palavras-chave


Risco, Sociedade de consumo, Superendividamento

Texto completo:

PDF

Referências


BAUMAN, Zygmunt. A ética é possível num mundo de consumidores? Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

BAUMAN, Zygmunt. Entrevista com Zygmunt Bauman. Tempo Social, v. 16, n. 1 São Paulo, junho de 2004. Entrevista concedida a Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ts/v16n1/v16n1a15.pdf. Acesso em: 12/08/2014.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BECK, Ulrich. La sociedad del riesgo. Barcelona: Paidós, 2008.

BECK, Ulrich; GIDDENS, Anthony; LASH, Scott. Modernização reflexiva. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1997.

BESSA, Leonardo Roscoe; MOURA, Walter José Faiad De. Impressões atuais sobre o superendividamento: sobre a 7ª conferência internacional de serviços financeiros e reflexões para a situação brasileira. Revista de Direito do Consumidor, São Paulo, n. 65, jan./mar. 2008.

BONAVIDES, Paulo. Do estado liberal ao estado social. São Paulo: Malheiros, 1996.

COSTA, Judith Martins. A boa-fé no direito privado: sistema e tópica no processo obrigacional. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1999.

LIMA, Clarissa Costa De. O cartão de crédito e o risco de superendividamento: uma análise da recente regulamentação da indústria de cartão de crédito no Brasil e nos Estados Unidos. Revista de Direito do Consumidor, n. 81, São Paulo: Revista dos Tribunais, janeiro-março, 2012.

LYPOVETSKY, Gilles. A sociedade pós-moralista: o crepúsculo do dever e a ética indolor dos novos tempos. Barueri: Manole, 2005.

MARQUES, Cláudia Lima; LIMA, Clarissa Costa; BERTONCELLO, Karen Rick Danilevicz. Prevenção e tratamento do superendividamento: caderno de investigações científicas. Brasília: DPDC/SDE, 2010.

MARTINS, Fernando Rodrigues. Princípio da justiça contratual. Coleção Prof. Agostinho Alvim. São Paulo: Saraiva, 2009.

MORIN, Edgar. O método 6: ética. Porto Alegre: Sulina, 2007.

NETO, André Perin Schmidt. Superendividamento do consumidor: conceito, pressupostos e classificação. Revista de Direito do Consumidor, n.71, São Paulo: Revista dos Tribunais, julho-setembro, 2009.

SEN, Amartya. Sobre ética e economia. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0030/2015.v1i1.95

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.