CONSUMIDOR: (IN)EFICIÊNCIA NA CONCRETIZAÇÃO DE DIREITOS
Contenido principal del artículo
Resumen
A investigação-objeto da presente pesquisa busca analisar a concretização dos direitos do consumidor sob o prisma da (in)eficiência da proteção dos mesmos, os quais se veem vulneráveis quando não podem contar com órgãos de defesa nos respectivos municípios. A propósito, cabe dizer que mesmo diante do avanço significativo trazido pelo Código de Defesa do Consumidor, ainda ocorrem resistências e diversos tipos de afrontas à lei consumerista, devido à falta de informação por parte dos consumidores no que tange a verdade sobre seus direitos, fato que representa um problema ideológico e político.
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
BONATTO, Cláudio. Questões controvertidas no Código de Defesa do Consumidor: principiologia, conceitos, contratos atuais. 5 ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009.
BRASIL. Código de Defesa do Consumidor. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078.htm>. Acesso em: 6 set., 2019.
CAVALIERI FILHO, Sergio. Programa de direito do consumidor. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. v. I. Tradução Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.
HABERMAS, Jürgen. Historia y crítica de la opinión pública: la transformación estructural de la vida pública. Naucalpan: G. Gili, 2002.
LEAL, Rogério Gesta. Estado, administração e sociedade: novos paradigmas. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006.
MARQUES, Cláudia Lima. Contratos no Código de Defesa do Consumidor: o novo regime das relações contratuais. 7. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2014.
MARQUES, Cláudia Lima. Contratos no Código de Defesa do Consumidor: o novo regime das relações contratuais. 6. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais. 2011.
MORAES, Paulo Valério Dal Pai. Código de Defesa do Consumidor: o princípio da vulnerabilidade no contrato, na publicidade, nas demais práticas comerciais: interpretação sistemática do direito. 3. ed. Porto Alegre Livraria do Advogado, 2009.
MOREIRA, Luiz. A fundamentação do direito em Habermas. Belo Horizonte: Mandamentos/Fortlivros, 1999.
NETO, Zaiden G.; COSTA, Kerto Nascimento. Eficácia do Código de Defesa do Consumidor em Face do Tratamento Diferenciado aos Consumidores na Fase Pós-Venda, por Parte dos Serviços de Atendimento ao Consumidor. Sequência, Florianópolis, n. 71, p. 221-238, dez. 2015.
OKAZAKI, Ana C. Noronha Gonçalves; AZEVEDO, Anderson. Por uma interpretação tópica das normas de proteção ao consumidor. In: MEZZAROBA, Orides; FEITOSA, Raymundo U. Rego; SILVEIRA, Vladimir Oliveira; SÉLLOS-KNOERR, Viviane Coêlho. (Org.). Direito do Consumidor. Curitiba – PR: Clássica Editora, 2014. p. 445.
PILAU SOBRINHO, Liton Lanes; ETGES, Filipe Madsen. (Orgs.). A municipalização do Sistema de Defesa do Consumidor : cartilha para criação do PROCON municipal / Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Comissão de Assuntos Municipais. Porto Alegre: CORAG, 2012. 34 p.
SCHMIDT, João Pedro. Para entender as políticas públicas: aspectos conceituais e metodológicos. In: REIS, Jorge Renato dos; LEAL, Rogério Gesta (Org.). Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2008.
SCHMITT, Cristiano Heineck. Consumidores Hipervulneráveis: a proteção do idoso no mercado de consumo. São Paulo: Atlas, 2014.
SILVA, Edgar Moreira. Introdução: O direito do consumidor no 3° milênio. Caderno Jurídico Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, São Paulo, Ano 3, v. 2, n. 6, jan., 2004.
SILVA, Rogério da. A defesa do consumidor: políticas públicas e fortalecimento das estruturas que regulam as relações de consumo. In: SÁNCHEZ BRAVO, Alvaro; GOREZEVSKI, Clóvis; PILAU SOBRINHO, Liton Lanes (Org.). Direitos humanos & filosofia do direito. Passo Fundo: Editora Universidade de Passo Fundo, 2015.