A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA A LUTA INDÍGENA: DECOLONIZANDO A INTERNET

Conteúdo do artigo principal

Amirele Porto Machado
Raimundo Wilson Gama Raiol

Resumo

O presente trabalho visa abordar aspectos relacionados ao uso das tecnologias e da internet como ferramentas colaborativas e fundamentais para a luta dos povos indígenas. A história contada pelos que padeceram com a invasão europeia, bem explica como foi o processo da colonização e as ruínas que deixou dentro das comunidades indígenas. Chegaram os invasores dizendo que os indígenas nem alma tinham e, portanto, não eram ninguém, além de mentiras como a do indígena não ser capaz; subestimaram a inteligência, integridade e capacidade do indígena para ocupar lugares de poderio ou qualquer outro espaço. Aqui, nesse contexto, a internet. A tecnologia, em razão de seu avanço, chegou até as aldeias e, dessa forma, tomou-se posse dessa ferramenta como uma aliada na luta dos indígenas pela sua sobrevivência. E a partir de então, por meio do uso desses instrumentos passou-se a mostrar a realidade vivenciada no chão do território.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MACHADO, Amirele Porto; GAMA RAIOL, Raimundo Wilson. A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA A LUTA INDÍGENA: DECOLONIZANDO A INTERNET. Revista de Direitos Humanos e Efetividade, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 1, 2024. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0022/2024.v10i1.10524. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistadhe/article/view/10524. Acesso em: 30 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Amirele Porto Machado, Universidade Federal do Pará

Mulher indígena Guarani/Kaiowá e Terena, jovem defensora das causas indígenas na busca de proteção ao seu povo, bacharel e mestranda em Direito.

Raimundo Wilson Gama Raiol, Universidade Federal do Pará

Doutor em Direitos Fundamentais e Relações Sociais, pela Universidade Federal do Pará (UFPA) Professor Associado 4, lecionando no Curso de Graduação em Direto e no Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPA