DIAGNÓSTICO DO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE CONFECÇÃO DE CATALÃO: O CASO EXECUTADO POR UMA ORGANIZAÇÃO SOCIAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem como objetivo traçar o perfil do APL de Confecção do município de Catalão, suas demandas e carências para implantação de ações de Desenvolvimento Tecnológico no mesmo. A pesquisa seguiu o método censitário, mapeando a totalidade do universo proposto para análise, por meio da ferramenta digital de aplicação Hash Data. Apenas 22 foram encontradas. Observou-se como resultados da pesquisa, carências no campo da gestão das empresas e uma forte desarticulação do APL. Com base no diagnóstico, foram apontadas sugestões de fortalecimento do APL, por meio das quais, várias políticas públicas foram elaboradas.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
BRASIL. Presidência da República. Plano diretor da reforma do aparelho de estado. Brasília: Presidência da República, Câmara da reforma do Estado, Ministério da Administração e da Reforma do Estado, 1995.
BRASIL. Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado. Organizações sociais. Brasília, 1997. (Cadernos MARE da Reforma do Estado).
BRESSER-PEREIRA, Luiz C. Reforma gerencial e legitimação do estado social. Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro 51(1):147-156, jan. - fev. 2017
BUCCI, Maria P. D. Direito Administrativo e Políticas Públicas. São Paulo: Saraiva, 2002.
FERNANDES, Rubens C. Privado Porém Público: O terceiro Setor na América Latina. 2. ed. Rio de Janeiro: Relume – Dumaré, 1994.
GOIÁS. Lei n. 15.503 de 28 de dezembro de 2005. Dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais estaduais, disciplina o procedimento de chamamento e seleção públicos e dá outras providências. Diário Oficial [do Estado de Goiás], Goiânia, GO, 09 jan. 2006.
GOIÁS. Resolução Normativa n. 13 de 01 de dezembro de 2017. Dispõe sobre a fiscalização da qualificação de entidades como organizações sociais, da formalização e da execução dos contratos de gestão firmados pelo Estado de Goiás, e regulamenta as prestações de contas anuais a serem disponibilizadas aos órgãos ou entidades supervisoras e dá outras providências. Tribunal de Contas [do Estado de Goiás], Goiânia, GO, 13 dez. 2017.
GOIÁS. Decreto nº 5.990, de 12 de agosto de 2004. Institui a Rede Goiana de Apoio a Arranjos Produtivos Locais e dá outras providências. Diário Oficial [do Estado de Goiás], Goiânia, GO, 12 ago. 2004.
SED - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação. OS Transparência – Regionais. Goiânia, 2017. Disponível em: < http://www.sed.go.gov.br/post/ver/225285/transparencia---regionais>. Acesso em: 01 de ago. 2018.
SED - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação. EDITAL CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 007/2016-SED. Goiânia, 2016. Disponível em: <https://www.institutoreger.org.br/wp-content/uploads/2017/11/CHAMAMENTO-07.2016.pdf>. Acesso em: 08 de mai. 2018.
TAVARES NETO, J. Q.; FERNANDES, A. O. F. Terceiro setor e interesses coletivos: as alternativas sociais na busca da cidadania. Revista Sequência, n. 60, p. 371-390, jul. 2010.
UFG, Universidade Estadual de Goiás. Programa de Pós-Graduação em Direito e Políticas Públicas – PPGDP. Goiânia, 2018. Disponível em: < https://ppgdp.direito.ufg.br/>. Acesso em: 08 de set. 2018.