Hélice Tríplice: A interação entre Universidade, Empresa e Estado para Gerar Inovação.
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Brasil enfrenta o importante desafio de tornar-se um país mais inovador e competitivo no mercado internacional. A hélice tríplice de inovação, qual seja, a interação entre universidade, empresa e setor público é fundamental para que o País caminhe nessa direção. O presente artigo apresenta um caso de sucesso que traduz esse esforço, bem como incentiva o estabelecimento de políticas industriais que sensibilizem positivamente essa equação.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
BANCO MUNDIAL. Conhecimento e inovação para a competitividade. Banco Mundial: tradução, Confederação Nacional da Indústria – Brasília: CNI, 2008.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1998.
BRASIL. Lei nº 10.973/04, de 2 de dezembro de 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L10973.htm Acesso em 24 julho 2015.
CHANG, Ha-Joon. Chutando a escada: a estratégia do desenvolvimento em perspectiva histórica. São Paulo: Editora da UNESP, 2003.
CNI. A Indústria Brasileira no Caminho da Sustentabilidade / Confederação Nacional da Indústria. – Brasília : CNI, 2012.
IPEA. Brasil: o estado de uma nação – Estado, crescimento e desenvolvimento: a eficiência do setor público no Brasil, 2007. Brasília: IPEA, 2008.
______. A Constituição brasileira de 1988 revisitada: recuperação histórica e desafios atuais das políticas públicas nas áreas econômica e social / organizador: José Celso Cardoso Jr. – Brasília: IPEA, 2009. v.1.
______. Dimensões da abordagem da cadeia global de valor: upgrading, governança, políticas governamentais e propriedade intelectual. IPEA, 2015.
LESTER, Richard. How to build a successful innovation system in Brazil. Palestra realizada na Confederação Nacional da Indústria, CNI em 01.02.2016.
MAZZUCATO, Mariana. O estado empreendedor: desmascarando o mito do setor público vs. Setor privado. 1º. Ed. São Paulo: Portfolio-Penguin. 2014.
NORTH, Douglass. O desenvolvimento econômico e o direito. In: PINHEIRO, Armando Castelar. Direito, Economia e mercados. Rio de Janeiro: Campus, 2005.
OCDE, Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento. Manual de Oslo. Tradução de: Paulo Garchet. FINEP, 2004.
RIBEIRO, Maria do Carmo Oliveira. Inovação Tecnológica e Transferência de Tecnologia SENAI-BA/CIMATEC. Salvador: SENAI-Bahia, 2014.
SAMUELSON, Paul A. NORDHAUS, Willian D. Economia. Portugal: Editora McGrawHill, 1993.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
Site do SENAI. Disponível em: www.portaldaindustria.com.br/senai Acesso em 15/03/2016.
SUZIGAN, Wilson. ALBUQUERQUE, Eduardo da Motta e. A interação entre universidades e empresas em perspectiva histórica no Brasil. Belo Horizonte: UFMG/Cedeplar, 2008.
ZYLBERSZTAJN, Décio; STAJN, Rachel. Direito e Economia. São Paulo: Campus, 2005. 189