INDIVIDUALISMO, MORALIDADE E IGUALDADE NA FILOSOFIA MORAL DA OBRA “UTOPIA” DE THOMAS MORUS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo propomos uma análise crítica da obra renascentista "A Utopia", de Thomas Morus, com o fito específico de verificar a existência de uma filosofia moral e política. A partir deste objetivo, o trabalho foi estruturado de modo a analisar sob este viés alguns aspectos específicos da obra, como organização social, abolição da propriedade privada, justiça e Direito, crítica às formas de governos e organização religiosa. Para tanto, valemo-nos de pesquisa bibliográfica na obra citada e em alguns de seus comentadores.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
BAKER-SMITH, Dominic. More’s Utopia. Toronto: University of Toronto Press, 1991.
COLLINS, Mark Ian. A filosofia moral e política na Utopia de Thomas Morus. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, 2010.
GOODWIN, Barbara; et al. The Philosophy of Utopia. Oxon: Routledge, 2001.
LOGAN, George M. The meaning of More’s “Utopia”. New Jersey: Princeton University Press, 1983.
LOPES, Marcos Antônio. Uma história da idéia de utopia: o real e o imaginário no pensamento político de Thomas Morus. In História: Questões & Debates, Curitiba, n. 40, p. 137-153, 2004. Editora UFPR.
PHÉLIPPEAU, Marie-Claire. Thomas Morus e a abertura humanista. Ensaio traduzido por Emerson Tin, apresentado no Forum Universitaire de l’Ouest Parisien, em Boulogne-Billancourt em 12 de novembro de 2013. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Revista Morus: Utopia e Renascimento, Vol. 9. Campinas, 2013, p. 157 - 175.
PLATÃO. República. Trad. Enrico Corvisieri. Rio de Janeiro: Editora Best Seller, 2002.
SAFFIOTI, Heleieth. Gênero, patriarcado e violência. 2ª reimp. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2011.
SANTOS, Adriano Saturnino dos. A Utopia de Thomas More: o debate político e a imersão no seu tempo. Universidade de São Paulo (USP). Revista Humanidades em Diálogo, Vol. III, N. I, novembro. São Paulo, 2009, p. 57 - 71.
STIELTJES, Cláudio. A ironia em A Utopia de Thomas More: ideologia e história. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo. São Paulo, 2005.
SURTZ, Edward. The praise of pleasure: philosophy, education, and communism in More’s Utopia. Massachusetts: Harvard University Press, 1957.