“MUSEÁLIA” - OS PRINCIPAIS ASPECTOS DA RECOMENDAÇÃO REFERENTE À PROTEÇÃO E PROMOÇÃO DOS MUSEUS E COLEÇÕES, SUA DIVERSIDADE E SEU PAPEL NA SOCIEDADE

Jadgleison Rocha Alves

Resumo


A interação recíproca entre museu, coleções e sociedade desde o primeiro Wunderkammern – ou gabinete de curiosidades – até os museus mais modernos, foi sendo modificada ao longo do tempo, fazendo nascer tendências sociais e culturais específicas de cada momento histórico. A Recomendação referente à Proteção e Promoção dos Museus e Coleções, sua Diversidade e seu Papel na Sociedade, aprovada em 17 de novembro de 2015 pela Conferência Geral da UNESCO em sua 38ª sessão, traz uma importante contribuição ao elencar em seu texto normativo conceitos e princípios necessários para a proteção e promoção dos museus e coleções no cenário contempoâneo do século XXI. O presente artigo tem, por objetivo, analisar os principais aspectos da Recomendação na promoção da conscientização de questões importantes que afetam museus e coleções e a relação dessas questões entre os Estados e a sociedade em geral. Em seguida, pretende-se afirmar como hipótese, a importante missão da Recomendação para o desenvolvimento de ações político-normativas entre os Estados-membros da UNESCO e a sociedade como um todo, pois, apesar das Recomendações da UNESCO não serem instrumentos vinculantes aos Estados-membros, os princípios e as normas estabelecidos nela eclodem para além de seu território alcançando diferentes atores, estatais e não-estatais.  

 

Palavras-chave


Museus; Coleções; UNESCO; Patrimônio; Direito Internacional.

Texto completo:

PDF

Referências


A CONTEMPORARY REINTERPRETATION OF “CABINETS OF CURIOSITIES” EXPLORED IN MoMA EXHIBITION. Wunderkammer: A Century of Curiosities. July 30—November 10, 2008 The Paul J. Sachs Prints and Illustrated Books Galleries, second floor. Disponível em: https://www.moma.org/calendar/exhibitions/272. Acessado em: 16/01/2021.

IBERMUSEUS - Encontro Ibero-Americano de Museus. Declaração da Cidade do Salvador. Disponível em: https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2010/02/DeclaracaoSalvador.pdf Acessado em: 17/01/2021.

ICOM – International Council of Museums/Brasil. ICOM aprova Nova Definição de Museu. Disponível em: http://www.icom.org.br/?p=2756. Acessado em: 10/09/2022.

LEITE, Pedro Pereira. Sobre a Nova Recomendação da UNESCO sobre Museus Colecções sua Diversidade e Função Social. Centro de Estudos Sociais Universidade de Coimbra. Theory and Pratices on Informal Museology. 2016. Disponível em: https://informalmuseology.wordpress.com/informal-museology-studies/13-a-nova-recomendacao-da-unesco-sobre-museus-coleccoes-sua-diversidade-e-funcao-social/sobre-a-nova-recomendacao-da-unesco-sobre-museus-coleccoes-sua-diversidade-e-funcao-social/

Acessado em: 16/01/2021.

LIMA, Diana Farjalla Correia. Museologia-Museu e patrimônio, patrimonialização e musealização: ambiência de comunhão. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum., Belém , v. 7, n. 1, p. 31-50, 2012 . Disponível em: . Acessado em: 16/01/2021.

MAIRESSE, F. The family album. Museum International. Paris, v. 50, n. 1, p. 25-30, 1998.

MARTINÉZ, Fernando Valderrama. A history of UNESCO. Vendôme: UNESCO, 1991.

PINHEIRO, Marcos José de Araújo; JÚNIOR, José do Nascimento. Ciência e saúde: desafios ao patrimônio mundial. Hist. cienc. saude-Manguinhos vol.27 no.2 Rio de Janeiro. 2020.

UNESCO. Recomendação referente à Proteção e Promoção dos Museus e Coleções, sua Diversidade e seu Papel na Sociedade. Aprovada em 17 de novembro de 2015 pela Conferência Geral da UNESCO em sua 38ª sessão. 2015.

UNESCO. Report Museums. Around the World in the Face of Covid-19. Paris, 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9911/2022.v8i2.9360

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.