JUSTIÇA RESTAURATIVA E ADOLESCENTE OFENSOR EM SITUAÇÃO DE RUA: REFLEXÕES À LUZ DO LIVRO CAPITÃES DA AREIA DE JORGE AMADO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Apesar da existência de um sentimento generalizado de insatisfação com a Justiça Retributiva, que pode ser atribuído, primariamente, à sua impossibilidade de atingir os fins a que se propõe, percebe-se ainda um enraizamento da lógica punitivista na sociedade contemporânea. Desse paradigma não se exclui o tratamento dado ao adolescente ofensor em situação de rua, na medida em que existe um clamor pela intensificação da sua punição. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo chamar a atenção para as possibilidades contidas na Justiça Restaurativa para o acolhimento ao jovem em conflito com a lei em situação de rua e para o rompimento do ciclo de violência imposto pelo Estado, incorporando a comunidade no processo e rompendo com a lógica estigmatizante. Para atingir este fim, será utilizado o livro “Capitães da Areia” de Jorge Amado, na medida que a aproximação entre o campo jurídico e o literário permite ao jurista o rompimento com o senso comum teórico, estimulando a sua capacidade crítica e a renovação do seu olhar sobre as certezas que permeiam o campo jurídico. O método científico utilizado será o dedutivo, a pesquisa será qualitativa e as técnicas de pesquisa serão o levantamento bibliográfico e documental.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
AGUIAR E SILVA, Joana Maria Madeira de. Para uma teoria hermenêutica da justiça: repercussões jusliterárias no eixo problemático das fontes e da interpretação jurídicas. 423 f. Tese (Doutorado) - Curso de Direito, Universidade do Minho, Braga, 2008.
AMADO, Jorge. Bahia de Todos os Santos: guia de ruas e mistérios. Ilustrações de Carlos Bastos. 40. ed. Rio de Janeiro: Record, 1996.
AMADO, Jorge. Capitães da areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
BARTHES, Rolland. Aula. São Paulo: Cultrix, 1980.
BRAITHWAITE, John; Nathan; WALGRAVE, Lode. Emotional Dynamics in Restorative Conferences. In: Theoretical Criminology. London: Sage Publications, 2004.
BRAITHWAITE, John; ROCHE, Declan. Responsibility and Restorative Justice. In: Restorative Community Justice. p. 63-84. 2001.
BRAITHWAITE, John. Principles of restorative justice. In: HIRSCH, V. et al. (eds.). Restorative justice & criminal justice: competing or reconcilable paradigms? Oxford and Portland: Hart Publishing, 2003
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 5ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011.
COSTA, Daniela Carvalho Almeida da; MACHADO JÚNIOR, Elisio Augusto de Souza. Justiça Restaurativa: um caminho possível na superação da racionalidade penal moderna? Revista da Faculdade de Direito UFPR, Curitiba, PR, Brasil, v. 63, n. 1, p. 65-91, abr. 2018. ISSN 2236-7284. Disponível em: <http://revistas.ufpr.br/direito/article/view/54226>. Acesso em: 17 maio. 2022.
FACHIN, Luiz Edson; GONÇALVES, Marcos Alberto Rocha; FACHIN, Melina Girardi. "Morte e Vida Severina": um ensaio sobre a propriedade rural no brasil contemporâneo a partir das lentes literárias. In: TRINDADE, André Karam; GUBERT, Roberta Magalhães; COPETTI NETO, Alfredo (org.). Direito & Literatura: ensaios críticos. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2008. p. 223-237.
GOMES, Carlos Magno. O lugar do leitor cultural. Pontos de Interrogação, Alagoinhas, vol. 1, n. 1, p, 8-23, jan-jun, 2011.
LEDERACH, John Paul. Transformação de Conflitos. 1ª ed. São Paulo: Palas Athena, 2012.
MELO, Rezende Eduardo. Justiça restaurativa e seus desafios histórico-culturais. Um ensaio crítico sobre os fundamentos ético-filosóficos da justiça restaurativa em contraposição à justiça retributiva. In: Bastos, Márcio Thomaz; Lopes, Carlos e Renault, Sérgio Rabello Tamm (Orgs.). Justiça Restaurativa: Coletânea de Artigos. Brasília: Ministério da Justiça e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, 2005.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Análise de Discurso: princípios & procedimentos. 5. ed. Campinas: Pontes, 2005.
RESTA, Eligio. Códigos Narrativos. In: TRINDADE, André Karam; GUBERT, Roberta Magalhães; COPETTI NETO, Alfredo (org.). Direito & Literatura: ensaios críticos. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2008. p. 39-59.
SALIBA, Marcelo Gonçalves. Justiça Restaurativa como perspectiva para superação do paradigma retributivo. 2007. 184 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Jurídica) – Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro, Jacarezinho, 2007.
SIQUEIRA, Ada Bogliolo Piancastelli de. Notas Sobre Direito e Literatura: o absurdo do direito em albert camus. Florianópolis: Editora da Ufsc: Fundação Boiteux, 2011.
UCHOA, Pablo. 'Capitães da Areia': o dia em que o estado novo queimou um dos maiores clássicos da literatura brasileira. Bbc Brasil. Londres, 26 nov. 2017. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-41969983. Acesso em: 22 fev. 2023.
WARAT, Luis Alberto. Introdução Geral ao Direito I. Porto Alegre: Fabris, 1994.
ZEHR, Howard. Justiça Restaurativa. Teoria e Prática. Tradução de Tônia Van Acker. SP: Palas Athena, 2012.
ZEHR, Howard. Trocando as lentes: Justiça Restaurativa para o nosso tempo. Tradução de Tônia Van Acker. Ed. 25ª aniversário. SP: Palas Athena, 2008.