Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista de Direito do IAP?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS DE PUBLICAÇÃO PARA AUTORES DE COLABORAÇÃO INÉDITA

 

Revista de Direito do IAP (RD-IAP) é uma publicação semestral editada desde os primórdios da fundação do Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP), que busca apresentar e discutir questões jurídicas contemporâneas. O IAP foi fundado em 1851 e representa a segunda instituição  congênere criada no Brasil, surgindo logo após o Instituto dos Advogados Brasileiros.

A RD-IAP possui como objetivo a criação de um vasto campo de discussão do Direito nacional e internacional, a partir de múltiplas abordagens teóricas e metodológicas.

O periódico publica artigos doutrinários inéditos no Brasil, bem como no exterior.  Destaca-se que a RD-IAP poderá publicar até 20% dos artigos, a cada edição, por autores convidados de significativo conhecimento do tema, desde que 10% sejam inéditos ou não publicados no Brasil. Os demais artigos atenderão ao sistema Double Blind Peer Review, em que o artigo é avaliado por Doutores pesquisadores na área do Direito, que desconhecem os autores, assim como estes desconhecem os seus avaliadores.

Tendo em vista a periodicidade semestral da revista, com chamada permanente, o recebimento de textos terá fluxo contínuo. Todavia, para o volume 1, número 1, serão avaliados textos enviados até a data de 20 de dezembro de 2016 para o e-mail: revistadireitoiap@gmail.com.

1. Da submissão e avaliação dos textos:

1.1. A Revista de Direito do IAP (RD-IAP) é um periódico de chamada permanente, pelo que não há limite de prazo para a submissão dos textos, que deverá ocorrer, num primeiro momento, pelo e-mail: revistadireitoiap@gmail.com, garantindo a comissão o envio dos artigos aos avaliadores sem identificação de autoria, nos termos do item 1.4, abaixo, o qual exigirá todos os dados pessoais e técnicos do(s) autor(es), inclusive indicação das instituições às quais estão vinculados (preenchimento obrigatório).

1.2. Cada texto submetido à avaliação deverá ser inédito e poderá contar, no máximo, com quatro autores.

1.3. Cada autor deve informar na folha de rosto, o nome, e-mail, telefone e vínculo institucional. É fundamental a informação sobre a titulação (título mais elevado) do autor (Doutor, Mestre, Especialista ou graduado) área de conhecimento e instituição onde foi obtido o título.

 

1.4. A análise dos textos será realizada por avaliadores doutores qualificados e atuantes junto a instituições de alto padrão com experiência na área abrangida pelo artigo submetido. A avaliação dos artigos será feita no sistema double blind review preservado o sigilo dos autores do texto submetido e do avaliador responsável."

1.5. A avaliação dos textos considerará a) Introdução; b) problematização e justificativa para o estudo; c) fundamentação teórica; d) metodologia, e) resultado e discussão, f) conclusão, g) referências bibliográficas. Adicionalmente serão observadas: a) originalidade e; b) profundidade do texto.

1.6. A submissão do artigo implica na autorização pelo(s) autor(es) para publicação do texto na Revista, sem qualquer custo para este periódico.

2. Dos resultados da seleção:

2.1. A divulgação do resultado será realizada via e-mail para os autores possam fazer as alterações que se fizerem necessárias e autorizar a publicação do artigo na revista.

2.2. Não será concedido prazo de recurso acerca da decisão final do conselho editorial.

3. Da estrutura a ser observada pelos trabalhos:

(i) Título do artigo, em português e em inglês, em caixa alta, fonte Times New Roman, tamanho 14, alinhamento centralizado e negrito;

(ii) Resumo em português em até 10 linhas espaçamento entre linhas simples, alinhamento justificado e 05 palavras-chave.

(iii) Resumo e palavras-chave em inglês, em até 10 linhas espaçamento entre linhas simples, alinhamento justificado e 05 palavras-chave.

(iv) Sugere-se a seguinte estrutura para o artigo: a) Introdução; b) problematização e justificativa para o estudo; c) fundamentação teórica; d) metodologia; e) resultado e discussão; f) conclusão; e g) referências bibliográficas.

 (v) O texto, incluindo espaços, e consideradas as referências bibliográficas, citações, notas, gráficos e mapas, deverá conter o seguinte número de páginas:

Artigo científico: de 15 a 30 laudas;

(vi) No corpo do texto, parágrafo 1,5 cm, fonte Times News Roman tamanho 12, em negrito apenas para itens e subitens do desenvolvimento, fonte Times News Roman tamanho 10 para citações e notas de rodapé, espaço entre caracteres normal, sem separação de sílabas.

(vii) Tanto as citações, a serem realizadas de forma completa e em nota de rodapé, quanto as referências bibliográficas, devem obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. A comissão editorial da revista não realizará, ainda que a tanto autorizada, adequação formal de artigo enviado às regras de formatação.

 (viii) Documento Word, folha A4, margens superior e esquerda de 03 cm. e inferior e direita de 02 cm.

 

4. Da publicação dos trabalhos:

4.1. Os textos aprovados serão publicados na Revista, com periodicidade semestral.

4.2. A Revista seguirá a forma digital, podendo ainda ser publicada na versão impressa.

4.3. O parecerista poderá: (a) aprovar o trabalho para publicação sem ressalvas; (b) reprovar o trabalho, caso não seja possível a sua adaptação à linha editorial da Revista; (c) sugerir alterações, correções e aprofundamentos que deixarão o trabalho sujeito a reenvio para publicação, uma vez contempladas as modificações indicadas."

4.4. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

5. Disposições gerais:

5.1. Os casos omissos serão julgados por uma comissão designada pelo conselho editorial da revista.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.

Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.