Login or Register to make a submission.

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

NORMAS DE PUBLICAÇÃO PARA AUTORES DE COLABORAÇÃO INÉDITA

 

Revista de Direito do IAP (RD-IAP) é uma publicação semestral editada desde os primórdios da fundação do Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP), que busca apresentar e discutir questões jurídicas contemporâneas. O IAP foi fundado em 1851 e representa a segunda instituição  congênere criada no Brasil, surgindo logo após o Instituto dos Advogados Brasileiros.

A RD-IAP possui como objetivo a criação de um vasto campo de discussão do Direito nacional e internacional, a partir de múltiplas abordagens teóricas e metodológicas.

O periódico publica artigos doutrinários inéditos no Brasil, bem como no exterior.  Destaca-se que a RD-IAP poderá publicar até 20% dos artigos, a cada edição, por autores convidados de significativo conhecimento do tema, desde que 10% sejam inéditos ou não publicados no Brasil. Os demais artigos atenderão ao sistema Double Blind Peer Review, em que o artigo é avaliado por Doutores pesquisadores na área do Direito, que desconhecem os autores, assim como estes desconhecem os seus avaliadores.

Tendo em vista a periodicidade semestral da revista, com chamada permanente, o recebimento de textos terá fluxo contínuo. Todavia, para o volume 1, número 1, serão avaliados textos enviados até a data de 20 de dezembro de 2016 para o e-mail: revistadireitoiap@gmail.com.

1. Da submissão e avaliação dos textos:

1.1. A Revista de Direito do IAP (RD-IAP) é um periódico de chamada permanente, pelo que não há limite de prazo para a submissão dos textos, que deverá ocorrer, num primeiro momento, pelo e-mail: revistadireitoiap@gmail.com, garantindo a comissão o envio dos artigos aos avaliadores sem identificação de autoria, nos termos do item 1.4, abaixo, o qual exigirá todos os dados pessoais e técnicos do(s) autor(es), inclusive indicação das instituições às quais estão vinculados (preenchimento obrigatório).

1.2. Cada texto submetido à avaliação deverá ser inédito e poderá contar, no máximo, com quatro autores.

1.3. Cada autor deve informar na folha de rosto, o nome, e-mail, telefone e vínculo institucional. É fundamental a informação sobre a titulação (título mais elevado) do autor (Doutor, Mestre, Especialista ou graduado) área de conhecimento e instituição onde foi obtido o título.

 

1.4. A análise dos textos será realizada por avaliadores doutores qualificados e atuantes junto a instituições de alto padrão com experiência na área abrangida pelo artigo submetido. A avaliação dos artigos será feita no sistema double blind review preservado o sigilo dos autores do texto submetido e do avaliador responsável."

1.5. A avaliação dos textos considerará a) Introdução; b) problematização e justificativa para o estudo; c) fundamentação teórica; d) metodologia, e) resultado e discussão, f) conclusão, g) referências bibliográficas. Adicionalmente serão observadas: a) originalidade e; b) profundidade do texto.

1.6. A submissão do artigo implica na autorização pelo(s) autor(es) para publicação do texto na Revista, sem qualquer custo para este periódico.

2. Dos resultados da seleção:

2.1. A divulgação do resultado será realizada via e-mail para os autores possam fazer as alterações que se fizerem necessárias e autorizar a publicação do artigo na revista.

2.2. Não será concedido prazo de recurso acerca da decisão final do conselho editorial.

3. Da estrutura a ser observada pelos trabalhos:

(i) Título do artigo, em português e em inglês, em caixa alta, fonte Times New Roman, tamanho 14, alinhamento centralizado e negrito;

(ii) Resumo em português em até 10 linhas espaçamento entre linhas simples, alinhamento justificado e 05 palavras-chave.

(iii) Resumo e palavras-chave em inglês, em até 10 linhas espaçamento entre linhas simples, alinhamento justificado e 05 palavras-chave.

(iv) Sugere-se a seguinte estrutura para o artigo: a) Introdução; b) problematização e justificativa para o estudo; c) fundamentação teórica; d) metodologia; e) resultado e discussão; f) conclusão; e g) referências bibliográficas.

 (v) O texto, incluindo espaços, e consideradas as referências bibliográficas, citações, notas, gráficos e mapas, deverá conter o seguinte número de páginas:

Artigo científico: de 15 a 30 laudas;

(vi) No corpo do texto, parágrafo 1,5 cm, fonte Times News Roman tamanho 12, em negrito apenas para itens e subitens do desenvolvimento, fonte Times News Roman tamanho 10 para citações e notas de rodapé, espaço entre caracteres normal, sem separação de sílabas.

(vii) Tanto as citações, a serem realizadas de forma completa e em nota de rodapé, quanto as referências bibliográficas, devem obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. A comissão editorial da revista não realizará, ainda que a tanto autorizada, adequação formal de artigo enviado às regras de formatação.

 (viii) Documento Word, folha A4, margens superior e esquerda de 03 cm. e inferior e direita de 02 cm.

 

4. Da publicação dos trabalhos:

4.1. Os textos aprovados serão publicados na Revista, com periodicidade semestral.

4.2. A Revista seguirá a forma digital, podendo ainda ser publicada na versão impressa.

4.3. O parecerista poderá: (a) aprovar o trabalho para publicação sem ressalvas; (b) reprovar o trabalho, caso não seja possível a sua adaptação à linha editorial da Revista; (c) sugerir alterações, correções e aprofundamentos que deixarão o trabalho sujeito a reenvio para publicação, uma vez contempladas as modificações indicadas."

4.4. O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

5. Disposições gerais:

5.1. Os casos omissos serão julgados por uma comissão designada pelo conselho editorial da revista.