DIREITO NEGOCIAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO: A FORMAÇÃO DO NEGÓCIO JURÍDICO NAS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS E SUA EFICÁCIA CONTRATUAL

Conteúdo do artigo principal

Júlia Maria Feliciano
https://orcid.org/0000-0002-2729-5027
LOURIVAL JOSÉ DE OLIVEIRA
https://orcid.org/0000-0001-6700-0820

Resumo

No Brasil, as negociações coletivas buscam definir normas de conduta, direitos e deveres para trabalhadores e empregadores. Após o processo de diálogos dois instrumentos podem ser elaborados – os acordos coletivos, quando negociação entre empresa e sindicato dos trabalhadores; e as convenções coletivas quando composição intersindical, ou seja, sindicato dos trabalhadores e o patronal. À vista disso, o presente trabalho busca compreender qual a essência jurídica, ou melhor, natureza jurídica desses instrumentos coletivos para estabelecer na prática quais são os efeitos executórios deles. Para tanto, utiliza-se de uma metodologia de análise bibliográfica com base civilista em Pontes de Miranda, enquanto, para a elaboração da base epistemológica do trabalho se debruça, principalmente, em Mozart Victor Russomano. Assim, aborda-se o debate doutrinário quanto a possível natureza jurídica contratual cível, da qual possuiria força executória clássica aos contratos típicos ou atípicos encontrados no Código Civil Brasileiro. Enquanto que a outra forma de natureza jurídica considera que em razão da matéria negociada ser o trabalho, portanto, possuir valor social e constitucional, os acordos e convenções coletivas carregam uma força específica normativa, portanto, carregando maior abrangência e poder coercitivo no Direito do Trabalho. Não obstante, a pesquisa expõe que apesar da discussão quanto à natureza jurídica ser um contrato cível clássico ou um instrumento normativo com cara de contrato, mas força diferenciada, ainda é um negócio jurídico. Isso porque, ainda carrega em sua gênese a expressão da vontade das partes em gerar efeitos jurídicos no mundo fático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Feliciano, J. M., & OLIVEIRA, L. J. D. (2024). DIREITO NEGOCIAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO: A FORMAÇÃO DO NEGÓCIO JURÍDICO NAS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS E SUA EFICÁCIA CONTRATUAL. Revista De Direitos Fundamentais Nas Relações Do Trabalho, Sociais E Empresariais, 10(1). https://doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-009X/2024.v10i1.10532
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Júlia Maria Feliciano, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina sob orientação do professor doutor Lourival José de Oliveira na linha de Direito do Estado -Direito do trabalho

LOURIVAL JOSÉ DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Professor do Programa de Pós-graduação em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina. Doutor em Direito.

Referências

AZEVEDO, Antonio J. Negócio Jurídico: existência, validade e eficácia. São Paulo: Saraiva, 2002.

BRITO FILHO, José Claudio Monteiro de. Direito Sindical. São Paulo: LTr, 2021.

DELGADO, Mauricio Godinho. Curso de direito do trabalho: obra revista e atualizada conforme a lei da reforma trabalhista e inovações normativas e jurisprudenciais anteriores. Ed. 18º, São Paulo: LTr, 2019.

MIRANDA, Pontes de. Tratado de Direito Privado: Negócios jurídicos, representação, conteúdo, forma, prova. Atualizado por Marcos Bernasrdes de Mello. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2012.

RUSSOMANO, Mozart Victor. Princípios gerais de direito sindical. 2º ed. Rio de janeiro: Forense, 1998.bb

SANTOS, Enoque Ribeiro dos. Negociação Coletiva de Trabalho. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2018.

VASCONCELOS FILHO, Paulo Américo Maia de. Negociação coletiva, transnacionalização e procedimentalidade. 2017. Tese (Doutorado em Direito do Trabalho e Previdenciário) – Faculdade de Direito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/9349. Acesso em: 20 de novembro de 2023.

VIANNA, Segadas; TEIXEIRA FILHO. Negociações coletivas. In: SUSSEKIND, Arnaldo; MARANHÃO, Délio; TEIXEIRA, Segadas Vianna Lima. Instituições de Direito do Trabalho. 19º ed. São Paulo: LTr, 2000.