DIREITO AO ESQUECIMENTO DIGITAL: ENTRE A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E A PROTEÇÃO DE DADOS

Conteúdo do artigo principal

Andrezza Letícia Oliveira Tundis Ramos
LUANA DAMASCENO
Priscila Farias dos Reis Alencar

Resumo

Este estudo objetiva analisar a relação entre o direito à liberdade de expressão e o direito à proteção de dados pessoais, com foco no conceito de direito ao esquecimento digital. A pesquisa parte da definição desses direitos, seguindo com uma análise das bases legais e do desafio de conciliar a proteção de dados com o direito à informação. A metodologia adotada é qualitativa, utilizando-se do método científico dedutivo, com pesquisa bibliográfica em artigos e livros recentes, análise da legislação pertinente e estudo de casos jurisprudenciais no Brasil e na Europa. Os principais resultados indicam que o direito à proteção de dados pode prevalecer sobre o direito à disseminação de informações, favorecendo a implementação do direito ao esquecimento digital, especialmente quando as informações divulgadas não são relevantes ou estão desatualizadas. A evolução tecnológica e a expansão da internet exigem uma atualização constante das normas jurídicas para garantir que os direitos fundamentais sejam respeitados de forma equilibrada. Assim, conclui-se que a remoção de informações da internet deve ser precedida de uma análise cuidadosa, surgindo o direito ao esquecimento como um mecanismo de conciliação entre privacidade e liberdade de expressão.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA TUNDIS RAMOS, Andrezza Letícia; DAMASCENO, LUANA; FARIAS DOS REIS ALENCAR, Priscila. DIREITO AO ESQUECIMENTO DIGITAL: ENTRE A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E A PROTEÇÃO DE DADOS. Revista de Direitos Fundamentais nas Relações do Trabalho, Sociais e Empresariais, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-009X/2024.v10i2.11021. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistadireitosfundamentais/article/view/11021. Acesso em: 28 mar. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Andrezza Letícia Oliveira Tundis Ramos, Universidade do Estado do Amazonas

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Ambiental (PPGDA) pela Universidade do Estado do Amazonas. Analista Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região. Email: andrezzatundis@hotmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3113091738233741. Orcid: https://orcid.org/0009-0003-0680-0578.

Priscila Farias dos Reis Alencar, Universidade do Estado do Amazonas

Mestranda no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito Ambiental na Universidade do Estado do Amazonas. Agente Técnico-Jurídico do Ministério Público do Estado do Amazonas. Email: pri.freis@gmail.com. Lattes:  https://lattes.cnpq.br/8820755769778357. Orcid: 0009-0008-7422-3342.