DO DIREITO À ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE AO DIREITO À ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA ZONA DA UNASUL: REFLEXÕES SÓCIO JURÍDICAS

Contenido principal del artículo

Janaína Machado Sturza
Sandra Regina Martini

Resumen

O presente texto volta-se para a relação entre direito à saúde, atenção básica e alimentação saudável, no contexto da segurança alimentar, à partir dos determinantes sociais em saúde pertinentes à algumas das regiões da UNASUL. A análise estabelece-se à partir das linhas teóricas da Teoria Geral dos Sistemas Sociais de Luhmann e da Metateoria do Direito Fraterno de Eligio Resta, através de um estudo bibliográfico que segue o método hipotético dedutivo. Nesta perspectiva, identificamos a necessidade de buscar um aspecto específico da saúde e do determinante social alimentação, questão básica para que se possa falar em qualquer direito.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
STURZA, Janaína Machado; MARTINI, Sandra Regina. DO DIREITO À ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE AO DIREITO À ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA ZONA DA UNASUL: REFLEXÕES SÓCIO JURÍDICAS. Revista de Direito Sociais e Políticas Públicas, Florianopolis, Brasil, v. 3, n. 2, p. 71–87, 2017. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9881/2017.v3i2.2496. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistadspp/article/view/2496. Acesso em: 21 dic. 2024.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Janaína Machado Sturza, Mestrado em Direitos Humanos da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

Pós doutora em Direito pela UNISINOS. Doutora em Direito pela Univerisità Roma Tre, Mestre em Direito pela UNISC e Especialista em Demandas Sociais e Políticas Públicas também pela UNISC. Professora na graduação em Direito e no Mestrado em Direitos Humanos da UNIJUI, Professora na graduação em Direito da Faculdade Dom Alberto. Advogada.

Sandra Regina Martini, Universidade Ritter dos Reis - Uniritter

Professora Produtividade CNPq, Pós doutora em Direito pela Univerisità Roma Tre, Pós Doutora em Política Públicas pela Università Salerno, Doutora em Direito pela Università do Salento. Professora na Graduação em Direito e no Mestrado em Direitos Humanos da Uniritter, Professora Visitante no PPGDIR/UFRGS.

Citas

BRASIL. O Estado da segurança alimentar e nutricional no Brasil - Um retrato multidimensional. Relatório 2014. Disponível em http://www.fao.org.br/download/SOFI_p.pdf . Acesso em: março de 2017.

CORSI, Giancarlo; BARALDI, Claudio; ESPOSITO, Elena. Luhmann in Golssario: i concetti fondamentali della teoria dei sistemi social. Milano: Franco Angeli, 1996.

DALLARI, Sueli Gandolfi. A saúde do brasileiro. São Paulo Paulo: Editora Moderna, 1987.

JHERING, Rudolf von. A finalidade do Direito. Campinas: Bookseller, 2002.

LUHMANN, Niklas. El derecho de la sociedad. México: Universidad Iberoamericana, 1998.

MANUÉS, Antonio G. Moreira; SIMÕES, Sandro Alex. Direito público sanitário constitucional. Curso de Especialização em Direito Sanitário para membros do Ministério Público e da Magistratura Federal. Ministério da Saúde. Programa de apoio ao fortalecimento do controle social do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

PETTI, Giovanni Battista. Il risarcimento del danno biológico. Torino: UTET, 1997.

POSSENTI, Vittorio. Le società liberali al bivio, Marietti. Roma: Feltrinelli, 1991.

RESTA, Eligio. Il Diritto fraterno. Roma: Laterza, 2002.

RODOTÀ,Stefano. La vita e le regole – Tra diritto e non diritto. Milano: Feltrinelli, 2006.

ROSSANDA, Marina; PERETTI, Isabella. Il bene salute tra política e società. Roma: Editori Riuniti, 2000.