A Política Pública da Saúde e os Aspectos da sua Judicialização

Contenido principal del artículo

Rafael Fernando dos Santos
Angelina Cortelazzi Bolzam

Resumen

Com a elaboração do presente artigo procura-se analisar questões atinentes à judicialização de casos que envolvam a saúde, e por saúde se entende a política pública voltada à garantia do direito fundamental a ela atrelado, ou seja, o conceito de saúde que se pretendeu trabalhar não é distante daquele contido na leitura conjugada dos artigos 6º e 196 da Constituição da República, consagradores de ser ela, saúde, direito de todos e dever do Estado, assegurada por meio de políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos, assegurando-se ainda, o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Com esse enfoque é que se pretende examinar a viabilidade e consequências de controle judicial das políticas sociais e econômicas de promoção, proteção e recuperação, de acesso, enfim, de efetiva vazão ao direito fundamental. Quanto aos aspectos metodológicos empregados na análise da questão relativa à saúde, procurou-se na interpretação dos comandos constitucionais que fixam o direito subjetivo o ponto de partida da análise, bem como a inarredável apreciação da inafastabilidade do controle judicial no âmbito das políticas públicas, aferindo eventuais limites do Poder Judiciário, para então fazer-se uma sucinta análise de precedentes julgados no âmbito do Supremo Tribunal Federal e extrair-se desta contextura jurisprudencial as balizas mínimas para os aspectos da judicialização da saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Santos, R. F. dos, & Bolzam, A. C. (2015). A Política Pública da Saúde e os Aspectos da sua Judicialização. Revista De Direito Sociais E Políticas Públicas, 1(1), 273–288. https://doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9881/2015.v1i1.516
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Rafael Fernando dos Santos, Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP

Mestrado em andamento em Direito na Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP.

Angelina Cortelazzi Bolzam, Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP

Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP.

Citas

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 05 out. 1988.

_______. Supremo Tribunal Federal. AgRg na suspensão de liminar 47/PE- Pernambuco. Relator(a): Min. Gilmar Mendes. Órgão Julgador: Tribunal Pleno. Data do julgamento: 29/04/2010. Argte(s): Estado de Pernambuco. Adv.(a/s): Procurador-Geral do Estado de Pernambuco. Argdo(a/s): União. Adv.(a/s): Ministério Público Federal. . Argdo(a/s): Ministério Público Federal. Adv.(a/s): Procurador Geral da República. Argdo(a/s): Ministério Público do Estado de Pernambuco. Adv.(a/s): Procurador-Geral de Justiça do Estado de Pernambuco. Argdo(a/s): Município de Petrolina. Adv.(a/s):Procurador-Geral do Município de Petrolina.

_______. Supremo Tribunal Federal. ADPF n. 45. Relator(a): Celso de Mello. Data do julgamento:

/04/2004. Argte(s): Partido da Social Democracia Brasileira– PSDB. Adv.(a/s): Gustavo Arthur Coelho Lobo de Carvalho e outros(a/s). Argdo(a/s): Presidente da República. Adv.(a/s): Advogado Geral da União.

BONAVIDES, Paulo. Ciência política. 10ª ed. São Paulo: Editora Malheiros, 1999.

CHIMENTI, Ricardo Cunha; CAPEZ, Fernando; ROSA, Márcio Elias; SANTOS, Curso de direito constitucional. Maria F. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

GRINOVER, Ada Pellegrini. O controle jurisdicional de políticas públicas. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2013.

LAGE, Lívia Regina Savergnini Bissoli. O controle jurisdicional de políticas públicas. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2013.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 12ª ed. rev. atual e ampl. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2015.

SILVA, José Afonso da. Comentário contextual à constituição. 2º ed. São Paulo: Editora Malheiros, 2006.

_______. Curso de direito constitucional. 16ª ed. São Paulo: Editora Malheiros, 1999. TAVARES, André Ramos. Curso de direito constitucional. São Paulo: Saraiva, 2002.

TORRE, Ricardo Lobo. O mínimo existencial e os direitos fundamentais, n. 42. Rio de Janeiro: Revista de Direito da Procuradoria Geral, 1990.

ZANETI JR., Hermes. O controle jurisdicional de políticas públicas. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2013.