A POBREZA COMO DESRESPEITO À DIGNIDADE HUMANA: UMA ANÁLISE DA EFETIVIDADE DO BOLSA FAMÍLIA NO BRASIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A erradicação da pobreza é um dos objetivos primordiais da constituição federal. Os direitos sociais devem ser concretizados pelo Estado através da implementação de políticas públicas eficientes e capazes de propiciar a todos, sem distinção, o gozo de uma vida digna. Este artigo tem por escopo provocar uma reflexão a respeito da pobreza e analisar a efetividade do programa social de transferência de renda, o Bolsa família. Nesta esteira, adota-se o método de abordagem dedutivo, com pesquisa descritiva e emprego de dados bibliográficos e documentais.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
ALEXY, Robert; BAEZ, Narciso Leandro Xavier; DA SILVA, Rogério Luiz Nery. (Org). Dignidade humana, direitos sociais e não-positivismo incluso. 1. ed. Florianópolis: Qualis, 2015.
BARRETTO, Vicente de Paulo. O Fetiche dos direitos humanos e outros temas. 2. ed. rev. e aum. Porto Alegre: Livraria do advogado Editora, 2013.
BAUMAN, Zygmunt. Vida a Crédito. Trad. Alexandre Werneck. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
BERCOVICI, Gilberto. Constituição econômica e desenvolvimento: uma leitura a partir da Constituição de 1988. 1. ed. São Paulo: Malheiros, 2005.
BRASIL. Constituição (1988). Emenda constitucional no 9, de 9 de novembro de 1995. Lex:
legislação federal e marginália, São Paulo, v. 59, p. 1966, out./dez. 1995.
____. Cidadania e Justiça. Bolsa Familia melhorou a vida de mais de 604 mil lares brasileiros em 2015. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2016/04/bolsa-familia-melhorou-a-vida-de-mais-de-604-mil-lares-brasileiros-em-2015>. Acesso em: 03 Ago. 2017
____. Bolsa Familia é destaque relatório internacional. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justiça/2015/12/bolsa-familia-e-destaque-relatorio-internacional-1>. Acesso em: 02 de Ago.2017.
BRASILIA. Nações Unidas. Conselho de Direitos Humanos. Promoção e proteção de todos os direitos humanos, direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais, inclusive o direito ao desenvolvimento.Brasília, 2012. Disponível em: <http://www.usjt.br/arq.urb/arquivos/abntnbr6023.pdf >. Acesso em: 05 Ago. 2017.
COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
DEBONE, Rebecca Rafart de Seras Hoffmann. Pobreza Extrema: violação dos direitos humanos?. Belo Horizonte: Arraes Editores, 2016.
GARCIA, Roseli. No rastro do Bolsa Família. 1. ed. São Paulo: Chiado Editora, 2016.
GUERRA, Sidney. Direitos Humanos: curso elementar. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Taxa de mortalidade infantil. Disponível em : <http://brasilemsintese.ibge.gov.br/populacao/taxas-de-mortalidade-infantil.html>. Acesso em: 03 Ago. 2017.
KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes e outros escritos. Tradução Leopoldo Holzbach. São Paulo: Martin Claret, 2004.
DE LAZARI, Rafael José Nadim. Reserva do possível e mínimo existencial. 1. ed. Curitiba: Juruá, 2012.
PIOVESAN, Flávia. Temas de direitos humanos. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
PORTELA, Paulo Henrique Gonçalves. Direito internacional público e privado. 3. ed. Bahia: Juspodivm, 2011.
SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais. 2. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Tradução Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das letras, 2010.
DA SILVA, José Afonso. Curso de direito constitucional positivo. São Paulo: Malheiros, 2014.
TORRES, Ricardo Lobo. O Mínimo existencial como conteúdo essencial dos direitos fundamentais. In: . SOUZA NETO, Claudio Pereira de.; SARMENTO, Daniel (Org). Direitos Sociais: Fundamentos, judicialização e direitos sociais em espécie. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.
DA VEIGA, José Eli . Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.