PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NA AGENDA DE POLÍTICAS PÚBLICAS: UM OLHAR DESDE OS DIREITOS HUMANOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A participação cidadã na agenda de políticas públicas pode ampliar os espaços democráticos, na perspectiva do reconhecimento e efetivação dos direitos humanos. A problemática da presente pesquisa busca refletir as possibilidades da democratização de políticas públicas. No primeiro capítulo analisar as políticas públicas para além de uma abordagem sequencial; no segundo refletir sobre a participação cidadã para a construção de uma ordem democrática; e no terceiro verificar a inserção do terceiro setor na construção de uma nova ordem de políticas públicas. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem sistêmica, como procedimento a pesquisa bibliográfica e documental.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
BALDI, César Augusto. Direitos humanos na sociedade cosmopolita. Rio de Janeiro: Renovar, 2004.
BARRETTO, Vicente de Paulo (coord.). Dicionário de Filosofia do Direito. São Leopoldo: Unisinos, 2006.
BIELEFELDT, Heiner. Filosofia dos direitos humanos. São Leopoldo: Unisinos, 1998.
DOUZINAS, Costas. O fim dos Direitos Humanos. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2009.
ETZIONI, Amitai. La tercera via.Madrid: Editorial Trotta, 2001.
FARIA, José Eduardo. O futuro dos direitos humanos após a globalização econômica.In: O cinquentenário da declaração universal dos direitos humanos. São Paulo: Edusp, 1999.
FERNÁNDES-LARGO, Antônio Osuna. Pilares para a fundamentação dos direitos humanos. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.
GORCZEVSKI, Clovis. Direitos humanos educação e cidadania: Conhecer, educar, praticar. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2009.
IPEA. Objetivos de desenvolvimento do milênio. Relatório Nacional de Acompanhamento. Brasília: Ipea, 2010.
LEAL, Rogério Gesta. A democracia deliberativa como nova matriz de gestão pública: alguns estudos de casos. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2011.
MULLER, Pierre; SUREL, Yves. A análise das políticas públicas. Pelotas: Educat, 2002.
SCHMIDT, João Pedro. Exclusão, inclusão e capital social: o capital social nas ações de inclusão. In: REIS, J. R.; LEAL, R. G. (org.) Direitos sociais e políticas públicas. Tomo 6. Santa Cruz do Sul, EDUNISC, 2006.
___. Para entender as políticas públicas: aspectos conceituais e metodológicos. In: REIS, J. R.; LEAL, R. G. (org.) Direitos sociais e políticas públicas: desafios contemporâneos. Tomo 8. Santa Cruz do Sul, EDUNISC, 2008.
___. Universidades comunitárias e terceiro setor: fundamentos comunitaristas da cooperação em políticas públicas. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2017.
SOUZA, Jessé. A elite do atraso da escravidão à lavo jato. Rio de Janeiro: Leya, 2017.
SUBIRATS, Joan et al. Análisis y gestión de políticas públicas. Barcelona: Planeta, 2012.