A IMPORTÂNCIA DO RECONHECIMENTO NO MUNDO DO TRABALHO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA PARA A (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL A PARTIR DE AXEL HONNETH
Contenido principal del artículo
Resumen
Visando ao combate à discriminação e tutela trabalhista das minorias, a pesquisa aborda o processo de reconhecimento jurídico-social das pessoas com deficiência na perspectiva da teoria das esferas do reconhecimento proposta por Axel Honneth e de que modo o mundo do trabalho colabora com esta construção. A problemática consiste em identificar, a partir das esferas do reconhecimento social, quais são os mecanismos de inclusão efetiva para que haja o reconhecimento social de modo a concretizar a isonomia. Conclui-se que a Lei de Cotas ainda apresenta desafios e perspectivas que conduzam à inclusão real como condição ao reconhecimento integral dos indivíduos.
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
ABBERLEY, P. The concept of oppression and the development of a social theory of disability. Disabil, Handicap Soc, v. 2, n. 1, p. 5–21, 1987.
ALBORNOZ, S. G. As esferas do reconhecimento: uma introdução a Axel Honneth. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, v. 14, n. 1, p. 127–143, 2011.
ALBRECHT, G. L.; SEELMAN, K. D.; BURY, M. Handbook of disability studies. Thousand Oaks, CA: Sage, 2001.
BOBBIO, N. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
BONFIM, S. M. M. A luta por reconhecimento das pessoas com deficiência: aspectos teóricos, históricos e legislativos. Rio de Janeiro: Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro e ao Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados, 2009.
______. Lei 13.146, 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em: 20 abril 2020
______. Lei 8.213, 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os planos de benefícios da previdência social e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8213cons.htm>. Acesso em: 20 abril 2015.
FERRAJOLI, L. Los fundamentos de los derechos fundamentales. Madrid: Trotta, 2009.
FRASER, N.; HONNETH, A. Redistribution or recognition? a political-philosophical exchange. New York: Verso, 2003.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de Pesquisa Social. 6. ed São Paulo: Atlas.
GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
GUGEL, M. A. A pessoa com deficiência e sua relação com a história da humanidade. Disponível em: <http://www.ampid.org.br/ampid/Artigos/PD_Historia.php>. Acesso em: 1 set. 2015.
HARRIS, A.; ENFIELD, S. Disability, equality, and human rights. a training manual for development and humanitarian. UK: Osfam, 2003.
HONNETH, A. Integrity and Disrespect. Principles of a conception of morality based on the theory of recognition. Political Theory, v. 20, n. 2, p. 187–201, 1992.
HONNETH, A. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. trad. luís repa. São Paulo: Editora 34, 2003.
LONGMORE, P. K. Why i burned my book and other essays on disability. US: Temple University Press, 2003.
MARMELSTEIN, G. Curso de direitos fundamentais. São Paulo: Atlas, 2008.
MARSHALL, T. H. Sociology at the crossroads and other essays. London: Heinemann, 1963.
______.Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.
MATTOS, P. A sociologia política do reconhecimento: as contribuições de charles taylor, axel honneth e nancy fraser. São Paulo: Annablume, 2006.
MEAD, G. . H. Espiritu, persona y sociedad. Barcelona: Paidós, 1973.
MENEZES, J. B. de. Tomada de decisão apoiada: instrumento de apoio ao exercício da capacidade civil da pessoa com deficiência instituído pela lei brasileira de inclusão (lei n. 13.146/2015). Revista Brasileira de Direito Civil, v. 9, p. 31–57, 2016.
REQUIÃO, M. As mudanças na capacidade e a inclusão da tomada de decisão apoiada a partir do estatuto da pessoa com deficiência. Revista dos Tribunais Online, v. 3, p. 37–54, 2016.
SAAVEDRA, G. A.; SOBOTTKA, E. A. Introdução à teoria do reconhecimento, de Axel Honneth. Civitas Revista de Ciências Sociais, v. 8, n. 1, p. 9–18, 2008.
SILVA, O. M. da. A epopéia ignorada - a pessoa deficiente na história do mundo de ontem e de hoje. São Paulo: CEDAS, 1987.
SWAIN, J.; FRENCH, S.; CAMERON, C. Controversial issues in a disabling society. London: Open University Press, 2003.
TREMAIN, S. Foucault and the governmentaliy of disability. Ann Arbor: University of Michigan, 2005.
WINNICOTT, D. W. Reifungsprozesse und fördernde umwelt: studien zur theorie der emotionalen entwicklung. Frankfurt: Fischer-Taschenbuch-Verlag, 1984.