Da Responsabilidade Civil do Sindicato pela Greve
Main Article Content
Abstract
O presente artigo desenvolve o tema acerca da responsabilidade civil dos sindicatos pela greve, tendo como objetivo analisar a responsabilidade objetiva da entidade sindical pelos danos oriundos da greve abusiva, tal qual solidariamente pelos danos causados pelos atos ilícitos praticados pelos grevistas. A relevância da pesquisa se evidencia na exata medida em que a greve é um direito fundamental, mas não é absoluto, sofrendo recortes e limitações importantes para a segurança jurídica e desenvolvimento da sociedade. A metodologia utilizada é a hipotética-dedutiva realizada a partir de pesquisa bibliográfica, realizando a revisão de doutrina e artigos jurídicos, aliado à legislação nacional.
Downloads
Article Details
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
References
AROUCA, José Carlos. Curso básico de direito sindical. 4ª ed. São Paulo: LTr, 2014.
BARROS, Alice Monteiro de. Curso de direito do trabalho. 9ª ed. São Paulo: LTr, 2013.
BELMONTE, Alexandre Agra. Instituições civis no direito do trabalho: curso de direito civil aplicado ao direito do trabalho. 3. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2004.
BORBA, Joselita Nepomuceno. Responsabilização pelos danos decorrentes do direito de greve. Revista LTr, 75-05, p. 542, maio 2011.
BOUCINHAS FILHO, Jorge Cavalcanti. Responsabilidade civil dos sindicatos em situações de exercício abusivo do direito de greve e de violência durante a paralisação coletiva. Revista Síntese Trabalhista e Previdenciária, São Paulo, v. 23, nº. 269, p. 51-61, nov. 2011.
CAVALIERI FILHO, Sérgio. Programa de responsabilidade civil. 11ª ed. São Paulo: Atlas, 2014
CORTEZ, Julpiano Chaves. A Lei de greve. São Paulo: LTr, 2010.
DALLEGRAVE NETO, José Affonso. Responsabilidade civil no direito do trabalho. 5ª ed. São Paulo: LTr, 2014.
DELGADO, Maurício Godinho; DELGADO, Gabriela Neves. Constituição da república e o estado democrático de direito: imperativos constitucionais convergentes sobre o direito civil e o direito do trabalho. In: TEPEDINO, Gustavo; MELLO, Luiz Philippe Vieira de; FRAZÃO, Ana; DELGADO, Gabriela Neves. Diálogos entre o direito do trabalho e o direito civil. São Paulo: Revista dos Tribunais, p. 55-79, 2013.
DELGADO, Maurício Godinho. Curso de direito do trabalho. 3ª ed. São Paulo: LTr, 2004.
DIAS, José Aguiar. Da responsabilidade civil. 5ª ed., v. 2, Rio de Janeiro: Forense, 1973.
FRAZÃO, Ana. A boa-fé objetiva e o contrato de trabalho: as funções hermenêutico- integrativa e reequilibradora. In: TEPEDINO, Gustavo; MELLO, Luiz Philippe Vieira de;
FRAZÃO, Ana; DELGADO, Gabriela Neves. Diálogos entre o direito do trabalho e o direito civil. São Paulo: Revista dos Tribunais, p. 279-324, 2013.
GOMES, Orlando; Gottschalk, Elson. Curso de direito do trabalho. Rio de Janeiro: Forense, 1998.
GUNTHER, Luiz Eduardo; VILLATORE, Marco Antônio César. A greve como delito, como liberdade e como direito humano fundamental: um percurso histórico e jurídico e suas consequências sociais e econômicas - a situação do Brasil. In: Eduardo Milléo Baracat; Guilherme Guimarães Feliciano. (Org.). Direito Penal do Trabalho - Reflexões Atuais. 1ª ed. São Paulo: LTr, 2014, v. 1, p. 133-150.
LIRA, Fernanda Barreto. A greve e os novos movimentos sociais: para além da dogmática jurídica e da doutrina da OIT. São Paulo: LTr, 2009.
MALLET, Estêvão. Dogmática elementar do direito de greve. São Paulo: LTr, 2014. NOVAIS, Jorge Reis. As restrições aos direitos fundamentais não expressamente autorizados pela constituição. Coimbra: Coimbra Editora, 2010.
RODRIGUES, Silvio. Curso de direito civil. 19ª ed. v. 4. São Paulo: Saraiva, 2002.
ROMITA, Arion Sayão. Direitos fundamentais na relação de trabalho. 4ª ed. rev. e aum. São Paulo: LTr, 2012.
. Greve no setor privado. Revista Magister de Direito Trabalhista e Previdenciário, n°. 22, p. 29, jan./fev. 2008).
RONDELLI, Cristiane Montenegro. Abuso de direito nas atividades sindicais. Revista do Tribunal do Trabalho da 15ª Região, Campinas, n°. 32, p. 113-126, 2008.
SILVESTRE, Jorge Augusto Buzetti. A teoria do elemento subjetivo no direito de greve. Revista IOB Trabalhista e Previdenciária, São Paulo, v. 20, n°. 236, p. 51-72, fev. 2009.
SUSSEKIND, Arnaldo. Responsabilidade pelo abuso do direito de greve. Revista da Academia Nacional de Direito do Trabalho, n. 1, 1993.
. et al. Instituições de direito do trabalho. 20ª ed. São Paulo: LTr, 2002, v. 2.
TARTUCE, Flávio. A responsabilidade civil indireta do empregador no código civil de 2002. In: TEPEDINO, Gustavo; MELLO, Luiz Philippe Vieira de; FRAZÃO, Ana; DELGADO, Gabriela Neves. Diálogos entre o direito do trabalho e o direito civil. São Paulo: Revista dos Tribunais, p. 563-588, 2013.