O QUE O FILTRO DE RELEVÂNCIA DO STJ PODE APRENDER DA REPERCUSSÃO GERAL DO STF?

Conteúdo do artigo principal

Dennys Damião Rodrigues Albino
Luciana dos Santos Lima

Resumo

O artigo aborda o impacto da Emenda Constitucional nº 125/2022, que introduziu a relevância da questão de direito federal como critério de admissibilidade dos recursos especiais no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O texto contextualiza o cenário jurídico brasileiro, destacando a crise de sobrecarga de processos no Judiciário e as tentativas de melhorar a eficiência das cortes superiores. O objetivo da pesquisa é explorar como o STJ pode utilizar o filtro de relevância para gerenciar melhor seus processos e fortalecer seu papel como corte de precedentes. A metodologia do artigo é de natureza qualitativa e exploratória, baseando-se em análises teóricas e comparativas, a partir de uma análise do filtro de relevância do STJ e da repercussão geral do Supremo Tribunal Federal (STF), que já passou por um processo semelhante. Os principais resultados mostram que, embora o filtro de relevância tenha potencial para melhorar a qualidade das decisões do STJ e reduzir o volume de recursos, há desafios significativos relacionados à sua implementação e regulamentação. As conclusões indicam ainda que a adoção desse filtro é um passo positivo, mas que o sucesso depende de uma regulamentação cuidadosa e da evolução da cultura institucional no STJ, e, ainda, que este filtro deve se valer da experiência da repercussão geral no STF para se consolidar não somente como requisito de admissibilidade, mas também como técnica de julgamento para formação de precedente, de modo a fortalecer a atuação do STJ como Corte Suprema.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
ALBINO, Dennys Damião Rodrigues; DOS SANTOS LIMA, Luciana. O QUE O FILTRO DE RELEVÂNCIA DO STJ PODE APRENDER DA REPERCUSSÃO GERAL DO STF?. Revista de Processo, Jurisdição e Efetividade da Justiça, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2024.v10i2.11028. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistaprocessojurisdicao/article/view/11028. Acesso em: 28 mar. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Dennys Damião Rodrigues Albino, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Direito e Instituições do Sistema de Justiça pela Universidade Federal do Maranhão. Pós-Graduado em Direito Digital e em Direito Constitucional e Tributário pela Faculdade Metropolitana de São Paulo - FAMESP. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão. Membro de Núcleo de Estudo em Direito e Novas Tecnologias - NEDINT da Universidade Federal do Maranhão. Professor da Graduação em Direito. Advogado. Assessor Especial da Secretaria Municipal de Educação de Santo Amaro do Maranhão. 

Luciana dos Santos Lima, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestre em Direito e Instituições do Sistema de Justiça (PPGDIR-UFMA); Graduada em Direito (UNICEUMA); Pós-graduada em Direito e Assistência jurídica pelo Instituto para o Desenvolvimento Democrático (IDDE) em parceria com o Ius Gentium Conimbrigae/Centro de Direitos Humanos; Defensora Pública (DPE/MA).