Um Caso de Inconstitucionalidade no Controle Difuso de Constitucionalidade.
Contenido principal del artículo
Resumen
O sistema processual brasileiro de controle judicial de constitucionalidade, possibilita a coexistência de decisões judiciais que sejam antagônicas entre si, inclusive possibilitando distorções na aplicação coletiva de um direito fundamental, como no caso do princípio da isonomia tributária. O presente estudo visa demonstrar a possibilidade de coexistência de uma decisão judicial em controle difuso, definitiva, que cria vantagem tributária frente a outros contribuintes, com decisão judicial coletiva posterior, também em sede de controle de constitucionalidade, que não reconheça a existência do mesmo direito. O estudo reflete sobre esta aparente inconstitucionalidade no sistema processual.
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
ARAGÃO, Alexandre Santos de. O controle da constitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal à luz da teoria dos poderes neutrais. In: SARMENTO, Daniel. (Org.). O controle de constitucionalidade e a lei 9.868/99. Rio de Janeiro: Lúmen Juris, 2001.
Brasil. Constituição Federal, de 05 de outubro de 1988.
Lei 13.105, de 16 de março de 2015.
STF. ADI 2418/DF. Dje em 17/11/2016 - ATA Nº 175/2016. Dje nº 243, divulgado em 16/11/2016.
CÂMARA, Alexandre Freitas. Lições de direito processual civil. Vol. II. 6ª ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Lúmen Juris, 2002.
CAPPELLETTI, Mauro. O controle judicial de constitucionalidade das leis no direito comparado. Trad. Aroldo Plínio Gonçalves. Rev. José Carlos Barbosa Moreira. 2 ed. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1992.
CINTRA, Antônio Carlos de Araújo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cândido Rangel. Teoria Geral do Processo. 12ª ed. rev. e atual. São Paulo: Malheiros, 1996.
CÔRTES, Osmar Mendes Paixão. A objetivação do processo e o ativismo judicial no contexto do pós-positivismo. Revista de Processo. REPRO Vol. 151 (Janeiro de 2016).
DELLORE, Luiz Guilherme. Estudos sobre coisa julgada e controle de constitucionalidade. Rio de Janeiro: Forense, 2013.
O fim da relativização da coisa julgada no Novo CPC. Disponível na internet: <http://www.jota.info/opiniao-e-analise/colunas/novo-cpc/o-fim-da-relativizacao-da-coisa-julgada-no-novo-cpc-31082015>. Acesso em: 02 de junho de 2019.
MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. 9ª ed. atual. São Paulo: Atlas S/A, 2001.
SARMENTO, Daniel. A ponderação de interesses na constituição federal. Rio de Janeiro: Lúmen Juris, 2002.
SCAFF, Fernando Facury. Efeitos da Coisa Julgada em Matéria Tributária e Livre Concorrência. Cadernos da Escola de Direito e Relações Internacionais da UNISUL. Jan/dez. 2015.
WALDROW, Jeremy. The core of the case against judicial review. 115 Yale Law Journal 1346. April 2006.