O REFLEXO DA COMPREENSÃO DE VULNERABILIDADE NA AUTONOMIA REPRODUTIVA DA MULHER

Conteúdo do artigo principal

Iara Antunes de Souza
Luiza Pinheiro Chagas Leite Souza

Resumo

O artigo pretende, por meio de um estudo teórico-dogmático, para, a partir do sistema jurídico posto, identificar, de modo argumentativo, os reflexos da mudança da compreensão da vulnerabilidade junto à autonomia reprodutiva das mulheres. Explora-se a evolução da autonomia, não somente em perspectiva patrimonial, mas em questões relativas à própria existência e autodeterminação do corpo, destacando mudanças legais e sociais que impactaram nos direitos reprodutivos da mulher e o exercício destes. Destaca-se, o papel da Bioética e do Biodireito na contribuição para a concretização desses direitos, considerando a autonomia da mulher como essencial para sua autodeterminação. Partindo da complexidade da relação médico-paciente e a persistência do paternalismo, que afeta o exercício da autonomia das mulheres, analisa-se a vulnerabilidade como um fator que, apesar de necessário para proteção, pode também limitar a autonomia se mal compreendida, vendo-a como meio de reconhecer igual consideração à outra pessoa para que construa sua vontade. Aborda-se,  por fim, o reconhecimento de diversos fatores que vulnerabilizam a mulher e a necessidade de reconhecê-los para possibilitar, através de disponibilização de informações, a promoção ao exercício da autonomia reprodutiva de maneira livre e esclarecida. 

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
ANTUNES DE SOUZA, Iara; PINHEIRO CHAGAS LEITE SOUZA, Luiza. O REFLEXO DA COMPREENSÃO DE VULNERABILIDADE NA AUTONOMIA REPRODUTIVA DA MULHER. Revista de Biodireito e Direito dos Animais, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9695/2024.v10i2.11054. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistarbda/article/view/11054. Acesso em: 2 abr. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Iara Antunes de Souza, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Doutora e Mestra em Direito pela PUC Minas. Professora Associada da graduação em Direito e do Mestrado “Novos Direitos, Novos Sujeitos” da Universidade Federal de Ouro Preto. Líder e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em rede em Bioética, Biodireito e Direito Médico - CEBID JUSBIOMED. iara@ufop.edu.br.

Luiza Pinheiro Chagas Leite Souza, Universidade Federal de Ouro Preto

 Mestranda no Programa de Pós-Graduação “Novos Direitos, Novos Sujeitos” da Universidade Federal de Ouro Preto. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em rede em Bioética, Biodireito e Direito Médico - CEBID JUSBIOMED. Pesquisadora do GP de Direito Médico e Bioética da USP-RP. luiza.leite@aluno.ufop.edu.br