As (IN) Certezas da Tecnociência e o Direito: Uma Abordagem Necessária
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. São Paulo: Editora 34, 2011.
CASABONA, Carlos María Romeo. Genética e Direito. In: CASABONA, Carlos María Romeo (Org.). Biotecnologia, Direito e Bioética: Perspectivas em Direito Comparado. Belo Horizonte: Del Rey e PUC Minas, 2002.
CORDEIRO, Renato Sérgio Balão. A responsabilidade institucional. A moralidade dos atos científicos; apud: LEITE, Eduardo de Oliveira. O direito, a ciência e as leis bioéticas. In: SANTOS, Maria Celeste Cordeiro Leite (Org). Biodireito: ciência da vida, os novos desafios. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001.
DIAFÉRIA, Adriana. Clonagem, aspectos jurídicos e bioéticos. São Paulo: Edipro, 1999. ENGELMANN, Wilson. Direitos Bio-Humano-Éticos: Os humanos buscando 'Direitos' para proteger-se dos avanços e riscos (desconhecidos) das nanotecnologias. In: Congresso
Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito, 2010, Fortaleza-CE. Anais do XIX, Encontro Nacional do CONPEDI, 2010. Disponível em:http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/fortaleza/3400.pdf> Acesso: 10 jul. 2015.
FAGÚNDEZ, Paulo Roney Ávila. O Novo (em) Direito. Florianópolis: OAB Editora, 2006. FAGÚNDEZ, Paulo Roney Ávila. Direito e Holismo: introdução a uma visão jurídica de integridade. São Paulo: LTr, 2000.
GARRAFA, Volnei. Transgênicos, ética e controle social. In: Revista O mundo da saúde. Vol.23, n.5. São Paulo: União Social Camiliana, 1999.
HOHENDORFF, Raquel Von; WUNSCH, Guilherme. As nanotecnologias e os seus impactos na sociedade e no mundo do trabalho. Disponível em:
http://emporiododireito.com.br/as-nanotecnologias-e-os-seus-impactos-na-sociedade-e-no- mundo-do-trabalho-por-guilherme-wunsch-e-raquel-von-hohendorff/> Acesso: 23 nov. 2015.
LEITE, Eduardo de Oliveira. O direito, a ciência e as leis bioéticas. In: SANTOS, Maria Celeste Cordeiro Leite (Org.). Biodireito: Ciência da vida, os novos desafios. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
PARDO, José Esteve. O desconserto do Leviatã: política e direito perante as incertezas da ciência. São Paulo: Inst. O Direito por um Planeta Verde, 2005.
PEGORARO, Olinto A. O que é o ser humano? In: CARNEIRO, Fernanda (Org.). A moralidade dos atos científicos – questões emergentes dos comitês de ética em pesquia. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1999.
RIFKLIN, Jeremy. O século da biotecnologia: a valorização dos genes e a reconstrução do mundo. São Paulo: Makron Book, 1999.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006, v.4.
SARTORI. Ivan Ricardo Garisio. Células Tronco. O direito. Disponível em: http://jus.com.br/artigos/7186/celula-tronco-o-direito> Acesso: 21 set. 2015.
SCAVOLINI, Francisco. Dolly e os embriões humanos. Revista Jurídica Consulex. Ano VIII, n. 180, 15 de julho/2004.
VIEIRA, Ricardo Stanziola; CARVALHO, Ester de. Direitos Humanos e Biotecnologia: aspectos dilemáticos contemporâneos. In: Revista Novos Estudos Jurídicos. Vol.11, n.1. Itajaí: Universidade do Vale do Itajaí, 2006.