COLETA DO LIXO E OS CATADORES DE MATERIAIS RECICLADOS: UMA REFLEXÃO SOBRE DESENVOLVIMENTO E DIREITOS HUMANOS NO ESPAÇO URBANO

Conteúdo do artigo principal

Iranice Gonçalves Muniz

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral refletir sobre os diferentes olhares voltados para os catadores de lixo e catadores de materiais recicláveis nos cetros urbanos, e como objetivo específico alertar para o não cumprimento de princípios fundamentais e trazer para reflexão o que pensam os garis e catadores de materiais recicláveis sobre a relação que existe entre lidar com o lixo e lidar com a sociedade. A pesquisa foi dividida em três seções. Traz a importância da observação in loco da vida e trabalho desses trabalhadores e a interligação dos personagens com as teorias e praxe dos direitos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MUNIZ, Iranice Gonçalves. COLETA DO LIXO E OS CATADORES DE MATERIAIS RECICLADOS: UMA REFLEXÃO SOBRE DESENVOLVIMENTO E DIREITOS HUMANOS NO ESPAÇO URBANO. Revista de Direito e Sustentabilidade, Florianopolis, Brasil, v. 3, n. 1, p. 108–123, 2017. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9687/2017.v3i1.2043. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistards/article/view/2043. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Iranice Gonçalves Muniz, Centro Universitário de João Pessoa

Doutora em Direito Público pela Universitat Pompeu Fabra, Barcelona, Espanha. Professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. E-mail: iranicemuniz@yahoo.com.br

Referências

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos, Norberto Bobbio. Campus, Rio de Janeiro: 1992.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2012.

DUARTE, R. (2002). Pesquisa qualitativa: Reflexões sobre o trabalho de campo. Cadernos de Pesquisa, (115), 139-154.

FERRAJOLI, L., Derecho y Garantías, la Ley del más Débil Madrid: Trotta, 2001.

GUTIÉRREZ GUTIÉRREZ, Ignacio. Dignidad de la persona y derechos fundamentales. Madrid: Marcial Pons, 2005.

LEFF, Enrique. Saber Ambiental: Sustentabilidade, Racionalidade, Pomplexidade e Poder. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

_____________. La apuesta por la vida: Imaginación sociológica e imaginários sociales em los territórios ambientales del sur. México: Siglo XXI, 2014.

LIMA JÚNIOR, Jayme Benvenuto. Os Direitos Humanos Econômicos, Sociais e Culturais, Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

OLIVEIRA, M. A. de. Ética e racionalidade moderna. São Paulo: Loyola,1993.

ONU, Organização das Nações Unidas. Declaração do Milênio. Cimeira do Milénio Nova Iorque, 6-8 de Setembro de 2000 Disponível https://www.unric.org/html/portuguese/uninfo/DecdoMil.pdf . Acesso em 20 de junho de 2017.

PECES-BARBA G., Ética Poder y Derecho, Madrid: Centro de Estudios Políticos y Constitucionales, 1995.

RAWLS, John. Uma teoria da justiça. São Paulo: M. Fontes, 2002.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.