BALCÃO DO CONSUMIDOR DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO COMO FORMA ALTERNATIVA DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Busca-se analisar as faces da sociedade de consumo, efeitos e consequências do consumismo na atualidade. Observa-se que os mecanismos e órgãos de defesa do consumidor, encontram-se em situação deficitária, considerando o grande poderio dos fornecedores. Para tanto, foram abordados os mecanismos alternativos de resolução de conflitos de consumo, analisando tambémoprogramadeextensãoBalcãodoConsumidordaUniversidadedePassoFundo,que auxiliam no âmbito extrajudicial a redução de conflitos, sendo as demandas solucionadas por intermédio de contatos telefônicos e audiências, evitando que a demanda adentre ao judiciário, auxiliando o consumidor a ter seu conflito resolvido de forma eficaz.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Capitalismo parasitário. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2009.
______.Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. Tradução de Sebastião Nascimento. São Paulo: ed. 34; 2010.
BUTZKE , Alindo; ZIEMBOWICZ, Giuliano; CERVI, Jacson Roberto. O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Caxias do Sul: Educs - Editora da Universidade de Caxias do Sul, 2006.
GREGORI, Maria Stella. O novo paradigma para um capitalismo de consumo. Revista de Direito do Consumidor, São Paulo, n. 75, p. 247-257, 2010
HARVEY, D. A Justiça Social e a Cidade. São Paulo. Ed. Hucitec, 1980.
HIGHTON, Elena I.; ALVAREZ, Gladys S. Mediación para resolver conflictos. Buenos Aires: Ad Hoc, 1995. p. 24.
LIPOVETSKY, Gilles; CHARLES, Sébastien. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004.
MUÑOZ, Helena Soleto. La Mediación: Método de Resolución Alternativa de Conflictos en el Proceso Civil Español, in Revista Eletrônica de Direito Processual, ano 3, vol. 3, janeiro a junho de 2009, disponível no site http://www.redp.com.br.
PEREIRA, Agostinho Oli Koppe.; PEREIRA, Henrique Mioranza Koppe; PEREIRA, Mariana Mioranza Koppe. Hiperconsumo e a ética ambiental. In: PEREIRA, Agostinho Oli Koppe. HORN, Luiz Fernando Del Rio. Relações de consumo meio ambiente. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2009.
SALES, Lilia Maia de Morais; RABELO, Mariana Dionísio de. A mediação de conflitos como efetivo contributo ao Poder Judiciário brasileiro. Revista de Informação Legislativa, v. 48, n. 192, p. 43-54, out./dez. 2011.
SCHMITT, Cristiano Heineck. Consumidores Hipervulneráveis: a proteção do idoso no mercado de consumo. São Paulo: Atlas, 2014.
SODRÉ, Marcelo Gomes. Formação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.
PILAU SOBRINHO, Liton Lanes; WUST ZIBETTI, Fabíola; SILVA, Rogerio da. Balcão do Consumidor: Coletânea cidadania, mediação e conciliação. Passo Fundo, 2018.
WATANABE, Kazuo. Política Pública do Poder Judiciário Nacional para tratamento adequado dos conflitos de interesses. PELUZO, Antônio Cezar; RICHA, Morgana de Almeida (Orgs.). Conciliação e Mediação: Estruturação da Política Judiciária Nacional. Rio de Janeiro: Forense, 2011.
WEINGÄRTNER, Lis. Mediação é escolha alternativa para resolução de conflitos. Publicado na Revista Justilex, ano VII, no 76, abr. 2009.