BALANÇA DE ATENAS: DO DIREITO E DA JUSTIÇA NA ALVORADA DA DEMOCRACIA À BUSCA PELA CONCRETIZAÇÃO DA ÉTICA POLÍTICA E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Conteúdo do artigo principal

Luana Cristina da Silva Lima Dantas
Oswaldo Pereira de Lima Junior
http://orcid.org/0000-0002-0019-1391

Resumo

O presente artigo analisa o despertar dos princípios democráticos em Atenas, explorando o desenvolvimento histórico e filosófico do direito, da justiça e da democracia, bem como sua influência formativa sobre os fundamentos éticos e as práticas de governança democrática contemporâneas. Desta forma, tem-se por objetivo elucidar as nuances éticas na análise, condução e implementação de políticas públicas e na administração da Justiça. O artigo, dada sua estrutura teórico-conceitual, fez uso da metodologia qualitativa e abordagem analítica interdisciplinar, além de usar de técnicas específicas de produção do conhecimento teórico, principalmente a conceitual ou bibliográfica. O método consistiu em uma análise crítica do referencial teórico escolhido, da literatura relevante e do sistema de ideias e hipóteses sugeridas. A pesquisa baseia-se em fontes primárias clássicas e teorias modernas de ética política e justiça, especialmente no pensamento de Aristóteles e Dunn, para construir uma ponte entre o antigo e o novo, a arte e a realidade. Nesse sentido, pretende-se olhar para a alvorada da democracia, quando os primeiros raios de governança coletiva começaram a surgir sobre a Ágora ateniense, moldando as políticas públicas através de um crivo ético que, até hoje, ressoa nos corredores do exercício e do fazer político.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
LIMA DANTAS, Luana Cristina da Silva; LIMA JUNIOR, Oswaldo Pereira de. BALANÇA DE ATENAS: DO DIREITO E DA JUSTIÇA NA ALVORADA DA DEMOCRACIA À BUSCA PELA CONCRETIZAÇÃO DA ÉTICA POLÍTICA E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. Revista de Teorias da Democracia e Direitos Políticos, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 1, 2024. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9660/2024.v10i1.10604. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistateoriasdemocracia/article/view/10604. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Luana Cristina da Silva Lima Dantas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professora Tutora na Universidade Unigranrio, Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Mestre em Direito e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Bacharela em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), advogada – Email: luanacristina287@gmail.com.

Oswaldo Pereira de Lima Junior, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor Associado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Pós-Doutor em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro (UNESA), Mestre em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), Email: oswaldo.lima@unirio.br

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. 4. ed., São Paulo: Nova Cultural, 1991.

Bobbio, Norberto. Dicionário de política. 11ª ed. Brasília: Ed. UnB, 1998.

BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia (uma defesa das regras do jogo). Trad. Marco Aurélio Nogueira. 14. ed. – Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.

DAHL, Robert A. Sobre a democracia. Brasília: Ed. UnB, 2009.

DUNN, John. A história da democracia: um ensaio sobre a libertação do povo. São Paulo: Unifesp, 2016.

HELD, David. Modelos de democracia. Belo Horizonte: Editora Paidéia, 1987.

DANTAS, Luana Cristina da Silva; LIMA JUNIOR, Oswaldo Pereira de. Na intersecção da cidadania brasileira: promovendo os direitos e a inclusão de mulheres refugiadas por meio de políticas públicas. Revista Direito das Políticas Públicas, v. 4, n. 2., jul./dez. 2022. Disponível em: https://seer.unirio.br/rdpp/article/view/13082. Acesso em: 20 abril 2024.

POPPER, Karl Raimund. A sociedade aberta e seus inimigos – Primeiro Volume: O sortilégio de Platão. Trad. João Carlos Espada. Lisboa/Portugal: Editora Edições 70, 2018.

TUCÍDIDES. História da guerra do Peloponeso. Trad. Mário da Gama Kury. 4ª ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2001.

VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. Tradução de Ísis Borges B. da Fonseca. Rio de Janeiro: Difel, 2002.