O Percurso da Identidade do Estado Contemporâneo: As Novas Máscaras de Controle e de Poder Resultantes da Globalização

Sergionei Correa

Resumo


A desterritorialização das relações sociais fomentadas pela globalização acentuou o processo de erosão das estruturas tradicionais do Estado-nação, circunstâncias que conduziram para um necessário repensar acerca do espaço e da forma de atuação do Estado diante de uma modernidade-mundo, marcada pela flexibilidade, interligação e fluidez, capaz de conferir ao processo de redistribuição e realocação de poderes, um forte potencial de desconstrução e reconstrução, relativamente rápido, dos núcleos de poder e de controle do corpo social, circunstâncias que exigem constantes (re)leituras acerca das estruturas fundantes do Estado.

 


Palavras-chave


Percurso;Identidade;Globalização;Máscara de poder e modernidade mundo

Texto completo:

PDF

Referências


APPIO, Eduardo. Discricionariedade política do Poder Judiciário. Curitiba: Juriá. 2006.

ARNAUD, André Jean. O direito entre Modernidade e Globalização: lições filosóficas do direito e do Estado. Tradução patrice C. Wuillaume. Rio de Janeiro: renovar. 1999.

AVELÃS, Nunes Antônio José. O estado capitalista e suas máscaras. Editora Lumen Juris, 2013.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade liquida. Tradução: Plinio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar. 1ªed. 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

BOLZAN DE MORAIS, José Luis. A atualidade dos direitos sociais e a sua realização estatal em um contexto complexo e em transformação. In: Constituição, sistemas sociais e hermenêutica: anuário do programa de Pós-Graduação em Direito UNISINOS; mestrado e doutorado/ orgs. Lenio Luiz Streck; José Luis Bolzan de Morais. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora: São Leopoldo: UNISINOS,2010.

BOLZAN DE MORAIS, José Luis. Audiências Públicas: novas práticas no Sistema de Justiça brasileiro e o princípio democrático (participativo). In: Constituição, sistemas sociais e hermenêutica: anuário do programa de Pós-Graduação em Direito UNISINOS; mestrado e doutorado/ orgs. Lenio Luiz Streck, Leonel Severo Rocha, Wilson Engelmann, Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora: São Leopoldo: UNISINOS, 2012.

BOLZAN DE MORAIS, José Luis. As Crises do Estado e da Constituição e a transformação espaço-temporal dos direitos humanos. 2ª ed. Col. Estado e Constituição. Porto Alegre: Livraria do Advogado. 2011.

BOLZAN DE MORAIS, José Luis. Crise do Estado, Constituição e Democracia Política: a “realização” da ordem constitucional em papéis “periféricos”. In: 20 anos de Constituição: Os direitos humanos entre a norma e a politica. Orgs. Lenio Luiz Streck, Vicente de Paulo Barretto e Alfredo Santiago Culleton. São Leopoldo: Oikos. 2009.

BOLZAN DE MORAIS, José Luis. Constitucionalismo e Cidadania por uma Jurisdição Constitucional Democrática. Porto Alegre: Livraria do Advogado. 2010.

COSTA, Pietro. Soberania, representação, democracia. Ensaios de história do pensamento jurídico. Tradução: Alexander Rodrigues de Castro e outros. Curitiba: Juruá. 2010.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Trad. Laura Fraga Sampaio. 8ª ed. São Paulo. Loyola.2002

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Trad. Roberto Machado. 4ª ed. Rio de Janeiro: Edições Graal. 1984.

HABERLE, Peter. Estado Constitucional Cooperativo. Rio de Janeiro. Renovar, 2007. HABERMAS, Jurgen: A inclusão do outro, estudos de teoria política. 2ª. Ed. São Paulo: Loyola. 2002.

HABERMAS, Jurgen. Direito e Democracia: entre a facticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. V.1, 1997.

HELD, David. Modelos de democracia. 3ª ed. Madrid: Alianza. 2009.

MARRAMAO. Giacomo. Poder e secularização: as categorias do tempo. São Paulo:Unesp, 1995.

MARRAMAO, Giacomo. Pasaje a Occidente: filosofia y globalización. Buenos Aires: Katz, 2006.

MARRAMAO. Giacomo. Contro il Potere; Filosofia e Scrittura. Milano: Bompiani. 2011.

MARRAMAO, Giacomo. Contro il Potere: Filosofia e Scrittura. 1ª ed. Digitale. Milano:Bompiani, 2012.

MARRAMAO, Giacomo. Pensar Babel. O universal, o múltiplo, a diferença. Trad. Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira e dierle José Coelho Nunes. Revista do Instituto de Hermenêutica Jurídica, n.7 2009.

MARRAMAO. Giacomo. Passado e futuro dos direitos Humanos. Da “ordem pós- hobbesiana” ao cosmopolitismo da diferença. Tradução de Lorena Vasconcelos Porto e Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira. Conferencia realizada no XVI CONPEDI, 15 de novembro de 2007.

RESTA, Eligio. O Direito Fraterno /Eligio Resta; tradução e coordenação, Sandra Regina Martini Vial – Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004. p.94-95

ROSANVALLON, Pierre. A nova questão social: repensando o Estado-providencia. Trad. Sérgio Baht. Brasília, DF. Instituto Teutônio Vilela. 1998.

ROSANVALLON, Pierre. La legitimidad democrática:imparcialidade, reflexividad y proximidade. Barcelona: Paidós, 2010.

SASSEN, Saskia. Territtorio, autoridad y derechos- De los ensamblajes medievales a los ensemblajes globales. Buenos Aires: Kartz Editores. 2010.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o Social e político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez. 7ª edição. 2000.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2002

WARAT, Luis Alberto. Surfando na pororoca: o oficio do mediador. Volume III, Fundação Boiteux. Florianopolis 2004.

WARAT, Luis Alberto. A rua grita Dionísio! Direitos Humanos da Alteridade, Surrealismo e Cartografia. Lumen Juris. Rio de Janeiro. 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9652/2016.v2i1.1146

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.