O Direito Entre a Crise Econômica e as Manifestações Populares: Uma Interpretação à Luz de Jessop e Innerarity
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo visa discutir o descompasso entre a produção do direito e as fontes de poder e legitimidade na sociedade contemporânea, a partir das transformações apontadas, na economia política por Bob Jessop e no sistema político contemporâneo, por Daniel Innerarity. A transformação do Estado, para Jessop, explicada pelos processos de desnacionalização, desestatização e internacionalização e, para Innerarity, relacionada ao fim do sistema político como condutor da vida social, tem impacto sobre a produção do conhecimento e sobre a prática jurídica. Partindo da reflexão de Faria (2010), o artigo aponta nove tendências para o direito contemporâneo, entre a crise econômica e a crise política, apontando implicações da conjuntura atual, econômica e política, ao arcabouço jurídico.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
FARIA, J.E. O Estado e o direito depois da crise. São Paulo: Saraiva, 2012.
__________Sociologia Jurídica: Direito e Conjuntura. São Paulo: Saraiva, 2010.
JESSOP, B. Narrating the future of national economy and national State? Remarks on remapping regulation and the reinventing governance. Em STEINMETZ, G.State- Formation After de Cultural Turn, Cornell University Press, 1999. p.378-406.
_________. The European Union and recent transformations in statehood. Em LATZER, Michael, MOKRE, Monica e RIEKMANN, S.M. Transformation of Statehood from a European Perspective. Cambridge University Press, 2004. p. 75-94.
______________The Return of the National State in the Current Crisis of World Market. Capital & Class, vol. 34, n.1, 2010. p. 38-44.
INNERARITY, D. La democracia del conocimiento. Barcelona: Paidós, 2011a.
______________ . La política después de la indignación. Madrid: Claves de Razón Práctica, 2011b, n. 218.
_______________ .Què és aixó de la governança? Revista VIA, Maio 2012, p. 41-51. Disponível em http://www.danielinnerarity.es/art%C3%ADculos último acesso em 17.ago.2015.
PEREIRA, P.C. Câmara aprova PEC que transforma transporte em direito social. O GLOBO. Disponível em http://oglobo.globo.com/pais/camara aprova-pec-que-transforma-transporte- em-direito-social-10972144 Acesso em 24.12.2013.
TAVARES, Maria da Conceição. Auge e Declínio do Processo de Substituição de Importações no Brasil. Em . Em BIELSCHOWSKY, Ricardo. Cinquenta Anos de Pensamento na CEPAL. Rio de Janeiro: Editora Record, 2000, vol. I.
YAZBEK, O. Regulação do mercado financeiro e de capitais, 2a. ed. ampliada, São Paulo, Elsevier, 2009, p. 175-182.